DestaquePiauí

Estados Unidos iniciará exploração de minerais para produção de carros e eletrônicos no Piauí

O interesse americano é garantir reservas do produto, evitando o excesso de importação

A agência governamental americana, a Development Finance Corporation (DFC), vai investir milhões de dólares no município de Capitão Gervásio Oliveira, distante 519 km de Teresina, Sul do Piauí, para exploração de minerais como o cobalto, lítio e níquel.

Os minerais são considerados essenciais, pois são fundamentais para a produção de carros e dispositivos eletrônicos. O interesse americano é garantir reservas do produto, evitando o excesso de importação.

O projeto já foi aprovado pelo os Estados Unidos - (DW/S. Schlindwein)
O projeto já foi aprovado pelo os Estados Unidos – DW/S. Schlindwein

De acordo com o Governo do Piauí, o projeto já foi aprovado pelo os Estados Unidos. A DFC quer apoiar investimentos com práticas tecnológicas e com responsabilidade ambiental. O governo de John Biden prioriza a exploração de materiais para a produção de bateria porque 80% das reservas estão concentradas em países considerados autocratas.

As baterias de íons de lítio são utilizadas diariamente por pessoas do mundo inteiro. É essencial em dispositivos como notebooks, smartphones, televisores e componentes eletrônicos.

As baterias também são utilizadas para estratégias de energias limpas, como a solar fotovoltaica, e nos carros elétricos. Considerada uma tecnologia de baixa manutenção, as baterias de lítio são opções para o armazenamento de energia.

Com informações do Governo do Piauí

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias