São JuliãoPio IX

Morador constrói balsa e interliga comunidades de São Julião e Pio IX separadas pelas águas de Piaus

Homem constrói balsa artesanal interligando comunidades de São Julião e Pio IX separadas pela Barragem de Piaus

O sãojuliãoense conhecido por Neguinho do Bingo construiu uma balsa artesanal interligando os municípios de São Julião e Pio IX. Os municípios estão separados pelas águas da Barragem de Piaus desde o período chuvoso que aumentaram consideravelmente o nivel do reservatório.

A balsa conta com um motor comprado pela internet e é feita de pedaços de madeiras, sacos descartáveis e garrafas pets. O flutuante tem possibilitado a travessia de diversos moradores da região que trafegavam pelas estradas vicinais de acessos entre os dois municípios.

Balsa artesanal permite a travessia de trasentes entre as localidades de São Julião e Pio IX – Foto: PorTAL É Notícias

“Eu toda semana deslocava até a cidade de São Julião num percurso de 20 km em busca de mantimentos, mas desde o inverno a estrada foi interditada pelas águas de Piaus e tivemos que mudar nossa rota por outra estrada de dificil acesso e muito mais longe”, disse Milton Adilão, morador da localidade Cruz das Almas, zona rural de Pio IX.

Milton Adilão disse que ao saber da balsa, voltou a trafegar pelo percurso. “Voltei sim, utilizo a balsa direto e estou gostando, a estrada é melhor e chego mais rápido na cidade”, declarou o agricultor.

Balsa artesanal conta com motor comprado na internet

Para Lúcia Sá, moradora de São Julião, a balsa possibilitou ela visitar seus pais todo final de semana na zona rural de Pio IX.

“Todo final de semana eu visito meus pais que residem numa localidade na zona rural de Pio IX. A balsa é ótima e eu utilizo sem medo”, enfatizou.

Balsa interliga municípios de São Julião e Pio IX – Foto: Jeremias Carvalho/Portal É Notícias

A balsa flutuante permite a travessia de transeuntes e suas motocicletas e até de pequenos animais como ovinos e caprinos.

“A gente atravessa até duas motos por vez, tem sido muito bom ajudar as pessoas que residem nessa região e ainda ganhamos um trocado pelo trabalho”, explicou Neguinho do Bingo.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias