São Julião

Confraternização dos Amigos Trecheiros de São Julião – PI

Confraternização dos Amigos Trecheiros de São Julião – PI

Foi realizada na tarde e noite desta quinta-feira, 30 de dezembro, em São Julião – PI, mais uma confraternização do Grupo Amigos Trecheiros. O evento que se encontra em sua 3ª edição aconteceu no Recanto do Lazer e foi organizado pelo colaborador do trecho João Aldo, Danilo Filho e Carlinhos Fialho.

De acordo com os organizadores, o evento tem como objetivo interagir com os demais “peões do trecho”, como são conhecidos aqueles que viajam durante o ano inteiro para outros estados em busca de emprego e melhores condições de vida para si e sua família.

Inicialmente o evento contou com uma partida de fut7 no society Jairo Alencar. Logo em seguida, houve a confraternização no Recanto do Lazer com animação de Nilsão Acústico, Duda Maravilha, Zezinho do Piseiro e o Forrozão Classe A.

Antes da festa começar, o Irmão Cleiton trouxe uma palavra de fé e reflexão a todos os presentes. A educadora física Soraia Luz leu um texto que retrata a vida dos trecheiros espalhados por todo o Brasil.

Também foram homenageados os amigos do trecho que tiveram suas vidas interrompidas quando se encontravam a trabalho por em diferentes estados do país.

Durante a sua fala, o organizador do evento João Aldo destacou a importância dos peões do trecho e o quanto esta classe contribuem para o desenvolvimento do município e da nação como um todo.

“Nossas palavras são de gratidão, gratidão a Deus em primeiro lugar, por estarmos aqui hoje reunidos com saúde, sendo que na maioria de nós com emprego, por termos vencidos mais um final de ano que não foi fácil, onde tivemos tantas perdas de amigos, familiares, pessoas próximas, por isso vamos agradecer e celebrar a vida. Agradecer aos organizadores, aos doadores dos carneiros, aos donos dos paredões e todos que estão presentes. Sobre os trecheiros, eu não preciso falar da importância e força que nós do trecho temos em São Julião e região, sem dúvidas nosso Município é um estrelado de profissionais qualificados e que continue assim”, declarou.

Texto sobre quem trabalha de trecheiro

Ser do trecho é arrumar as malas sem saber o que vem pela frente com uma única certeza: eu tenho que me acostumar! É estar longe da família e dos amigos de confiança e conviver com pessoas que, geralmente, nunca viu e tentar fazer delas seus novos amigos, pois é com eles que estará convivendo dali pra frente.

É não ter todos os dias o abraço da mãe, do pai, dos irmãos, do marido ou da esposa; e gastar um dinherão de telefone para poder apenas ouvir a voz deles. É ter a alegria de reencontrar um amigo de trecho que não via há anos, se emocionar e constatar que “o mundo é grande, mas o trecho é pequeno”.
É acordar bem cedo para ir pro trampo e não saber que horas vai voltar; mas se sai mais tarde fica feliz de anotar mais uma hora extra no seu caderninho. Ser do trecho é cochilar depois do rango no serviço em qualquer lugar.

Ser do trecho é falar mal do Gato (firma) quando o dinheiro não cai no dia certo e sair espalhando que não caiu. Ser do trecho é sair espalhando que a grana caiu e já aproveitar pra chamar a turma para comer água mais tarde (se tiver baiano então…)

É fazer, geralmente, trabalho desgastante e de responsabilidade, correr riscos, e estar sempre com o sorriso no rosto. Ser do trecho é ficar louco para ir para casa ver a família, sempre está ligado em promoções de passagens aéreas pra poder visitar a família.

É sempre passar um tempão tentando explicar pq leva essa vida e ninguém nunca entende, mas não precisa ficar muitos dias, porque não consegue mais ficar longe do trecho… é querer logo viajar de novo.
É ter tudo cabendo em uma mala bem grande, e deixar o resto pra trás nas repúblicas por onde passa. Ser do trecho é ser amigo, ser divertido, ser carente, ser batalhador.

É sempre saber jogar dominó, baralho, sinuca ou tótó. É não ter feriado, fins de semana ou qualquer outro tipo de folga e sempre está pronto pra trabalhar fim de semana. É ter a sanidade mental posta em cheque antes dos 5 meses de trabalho no Gato. É ter vontade de desistir, Puxa… tem horas que dá vontade de largar tudo e ir embora… tem horas q bate um desespero… em pensar na turma, na namorada longe, na familia…

É não se apegar ao teu lar, pois ter que se apegar a um lugar fixo deixará tua alma irriquieta e ansiosa peloa amanhã. É fazer muita amizade, conhecer lugares diferentes, culturas diferentes, a gente conhece o nosso País.

Ser do trecho é uma questão de estilo: ou vc tem ou vc não tem. Se fosse pra ter um adesivo no carro, o mesmo seria: “Orgulho de ser do trecho”

Só quem vive sabe como somos e como estamos… Somos Guerreiros e pensamos em um futuro melhor para os nosso filhos. Tem gente que diz que a gente é bicho burro, mas eu digo: A gente é gente BOA!

Confraternização dos Amigos Trecheiros de São Julião – PI

Trecheiros de São Julião homenageados:

Luis Carlos Lopes
Faleceu aos 49 anos
Exerceu as funções:
Supervisor de tubulação
AjudanteEncanador
Encarregado
Assistente técnico
Supervisor

Evando da Silva Carvalho
Faleceu aos 40 anos
Exerceu as funções:
Encanador industrial
Encarregado de tubulação
Soldador tig
Mestre de obras
Inspetor de Solda
Empresário

Jairo Alencar Silva
Faleceu aos 18 anos
Exerceu as funções:
Ajudante

Francisco Everaldo de carvalho Batista (Everaldo do Susuca)
Faleceu aos 24 anos
Ele morreu em fevereiro de 1997
Exerceu as funções:
Maçariqueiro

Antônio Cledson Mauro dos Santos (Keleleu)
Faleceu aos 35 anos
Exerceu as funções:
Encanador industrial
Mestre de Montagem

Antônio João Rodrigues (Pitú)
Faleceu aos 47 anos
Exerceu as funções:
Soldado RX

7. Pedro José de Lima (Pedro do Ze Novo)
Faleceu aos 47 anos
Exerceu as funções:
Soldador

Emídio de Sousa Costa (Emidinho do Abel)
Faleceu aos 45 anos
Exerceu as funções
Montador
Caldeireiro,
Encarregado
Supervisor.

José Raimundo de Carvalho
Faleceu aos 23 anos
Exerceu as funções:
Soldador

Veja as imagens da partida de Fut7

Veja as imagens da confraternização:

 

 

 

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias