Municípios

Justiça autoriza plantio de maconha para tratamento de jovem no Piauí

Justiça autoriza plantio de maconha para tratamento de jovem no Piauí

Um rapaz que sofre de depressão, conseguiu na Justiça a permissão para cultivar maconha e extrair da planta o óleo artesanal de CBD (cannabidiol), e das flores para vaporização, com fins exclusivamente medicinais. Pela primeira vez no Piauí, o cultivo da planta é autorizado para um paciente com depressão.

A liberação veio por um habeas corpus preventivo, como um salvo-conduto, para que as autoridades se abstenham de prender o jovem em razão de ele importar as sementes, cultivar a planta ou fabricar o óleo.

O advogado do paciente, Weslley de Carvalho, contou que ele sofre de depressão, episódios de ansiedade, desânimo, insônia e instabilidade emocional, que o teriam levado a irritabilidade e perda de peso.

Segundo a defesa, o paciente utilizou diversos medicamentos para combater a doença, mas não teve resultado. O uso dos remédios teria trazido efeitos adversos, como tontura, sonolência diurna e insônia noturna.

A Justiça definiu ainda, atendendo a um pedido da defesa do paciente, que ele envie amostras das plantas que venham a ser cultivadas por ele para análise laboratorial. Segundo o advogado do educador físico, o material deve ser enviado para o Departamento de Química da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Fonte: G1 Piauí
Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias