A presença de uma camada esbranquiçada na língua pode ser sinal de saburra lingual, também conhecida como língua branca, causada pelo acúmulo de resíduos e bactérias na superfície do órgão. Segundo a odontologista Fabiana Cavallini Magalhães, da Clínica Omint Odonto e Estética, a falta de higienização adequada da língua favorece a proliferação de bactérias, aumentando o risco de cáries e doenças como a periodontite. As informações são do Alto Astral.
Para evitar o problema, a especialista recomenda a adoção de bons hábitos de higiene bucal, incluindo a escovação dos dentes após as refeições e a limpeza regular da língua.
“É importante lembrar da raspagem da língua para garantir uma higiene completa. Os raspadores de cobre são os mais indicados, devido às suas propriedades antibacterianas e durabilidade”, afirma Fabiana.
A técnica consiste em utilizar o raspador do fundo até a ponta da língua, repetindo o movimento algumas vezes, seguido de um enxágue com água. Essa etapa deve ser realizada após o uso do fio dental e da escovação. A especialista reforça que o raspador, assim como a escova de dentes, é um item pessoal e não deve ser compartilhado.
