Municípios

Livro infantil sobre paleontologia reúne informações sobre Picos e o Sertão do Piauí

Livro infantil sobre paleontologia reúne informações sobre Picos e o Sertão do Piauí

A temática da Paleontologia no Sertão do Piauí é tema de um livro lançado, no dia 25 de novembro, durante a Semana de Biologia do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros da Universidade Federal do Piauí (CSHNB/UFPI).

O livro “Mar de Picos” lançado pela Editora Appris tem como autores o Prof. Dr. Paulo Victor de Oliveira, biólogo e paleontólogo do CSHNB/UFPI e Joceane Layane Rodrigues de Moura, egressa do curso de Biologia do CSHNB/UFPI.

O livro é dedicado ao público infantil e aborda sobre o patrimônio paleontológico. A Prof.ª Dra. Somália Vieira, paleontóloga e docente da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, em Sobral, responsável pela apresentação da obra na Semana de Biologia destaca que:” Esse livro tem a função informativa sobre o patrimônio paleontológico da região de Picos. Apresenta a função de educar, mostrar e tornar conhecido, popularizar, a ciência para conhecer e conservar.

Descrição do Livro

O “Mar de Picos”, história contada por Josué, a personificação de um simpático trilobita, apresenta, de maneira bem ilustrada e colorida, a temática da Paleontologia no Sertão do Piauí. Josué conduz o leitor pela narrativa apresentando-lhe os mais abundantes fósseis do estado – os icnofósseis* –, tendo como plano de fundo o cenário do atual município de Picos, com seus marcantes e emblemáticos montes picosos. Esses fósseis foram formados durante o período Devoniano, há aproximadamente 380 milhões de anos, quando toda a região estava coberta pelas águas de um mar raso e bastante rico em animais ativos e de corpo mole, responsáveis pela origem dos traços e estruturas que se preservaram nas rochas locais e têm sido encontrados e estudados por pesquisadores do Laboratório de Paleontologia de Picos, da Universidade Federal do Piauí.

Fonte: ASCOM UFPI

Comentários Facebook

Artigos relacionados

Fechar
Fechar