MunicípiosPiauí

Círculo ‘aparece’ ao redor do Sol no Norte do Piauí e imagens impressionam

Moradores do Norte do Piauí se surpreenderam com um círculo colorido ao redor do Sol na manhã desta sexta-feira (8). O fenômeno possui uma explicação científica conhecida como halo solar, um efeito óptico natural quando os raios solares atravessam nuvens cirrus contendo cristais de gelo, que atuam como prismas, dividindo a luz em cores e proporcionando esse espetáculo visual.

Em determinadas circunstâncias, a manifestação do halo solar (ou lunar) pode preceder uma tempestade, pois é frequente a formação de nuvens de grande altitude antes da chegada das massas nuvem carregadas que desencadeiam chuvas intensas, acompanhadas de raios e rajadas de vento.

Círculo ‘aparece’ ao redor do Sol no Norte do Piauí e imagens impressionam | Clemilton Silva

Porém, a presença de nuvens altas também pode ocorrer em situações de marcada divergência de ventos nas camadas superiores da atmosfera.

Em Piripiri, o blogueiro Clemilton Silva conseguiu registrar o halo em um ângulo perfeito, em que a imagem de São Francisco de Assis, que fica no Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, aparenta estar segurando o círculo colorido.

Halo solar em Piripiri (Foto: Clemilton Silva)
Halo solar em Piripiri (Foto: Clemilton Silva)
Halo solar em Piripiri (Foto: Clemilton Silva)Halo solar em Piripiri (Foto: Clemilton Silva)
Halo solar em Piripiri (Foto: Clemilton Silva)
Halo solar em Teresina (Foto: Ananda Soares)
Halo solar em Teresina (Foto: Ananda Soares)

Alerta de baixa umidade

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira (8), um alerta amarelo de perigo potencial em quase todo o Piauí. A umidade relativa do ar varia entre 30% e 20%, apresentando baixos riscos de incêndios florestais e à saúde. 

Apenas alguns municípios do norte, litoral e sul do estado não estão abrangidos no alerta, incluindo Teresina, Esperantina, Amarante, Monsenhor Gil, Demerval Lobão, Parnaíba, Floriano, Guadalupe e Uruçuí.

Com o intenso calor e baixa umidade, o Inmet recomenda cuidados, como ingerir bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas e evitar exposição ao sol durante os períodos mais quentes do dia.

Fonte: Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias