Monsenhor Hipólito

Estudantes de Monsenhor Hipólito são premiados na Olimpíada Brasileira de Astronomia

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente.

“Lembro-me quando participei da OBA em 2009, infelizmente não dei a devida importância naquele momento, mas ao ver um colega de turma premiado, me senti incentivado, me dediquei mais aos estudos e consequentemente o resultado veio. Consegui ser medalhista de bronze em 2010 e 2011. Isso foi um divisor de águas da minha vida estudantil. Infelizmente, em 2012, no meu primeiro ano do ensino médio, a escola não tinha se inscrito na olimpíada. Lembro-me de questionar a escola e afirmar que tinha interesse em participar, mas não obtive resposta o que me fez esquecê-la. Anos depois volto à escola como professor, sendo celetista desde 2018 até o ano passado. Mas meu anseio em contribuir com a educação não acabou com o meu contrato. Foi quando decidi ajudar e inscrever os alunos na OBA e garantimos duas medalhistas de ouro”, lembra Bento Bruno, professor de Física do CETI José Alves Bezerra, de Monsenhor Hipólito (PI), que inscreveu os alunos da escola.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente.

Podem participar da OBA e da MOBFOG alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio. A prova da OBA de 2022 foi realizada na forma presencial, dentro da escola, sob supervisão dos professores aplicadores das provas.

A escola, que possui 195 alunos na modalidade tempo integral, inscreveu vários alunos na Olimpíada, destes, Margarida Hélen e Ísis Raquel, ambas estudantes da 3ª série B do CETI, ganharam medalha de ouro na 25ª edição da OBA.

De acordo com a coordenadora da escola, Eliane Fialho, o CETI inscreveu alguns alunos para fazerem a avaliação e dos inscritos 29 compareceram. “O primeiro resultado, em julho a escola conseguiu duas medalhas de ouro. Foi a primeira vez que nossa escola recebeu medalha no nível de Ensino Médio na OBA, e hoje, tivemos o prazer de receber a pré-seleção das alunas para que participem de forma on-line dos treinamentos que irão compor as equipes brasileiras que participarão das olimpíadas internacionais de Astronomia em 2023”, comemora a professora.

A coordenadora disse ainda que além das duas medalhas de outro da OBA, o CETI possui algumas premiações: foi 6 vezes 1° lugar do Piauí no Concurso do Senado Federal, Jovem Senador; semifinalista na categoria Artigo de Opinião na 7° edição da OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA/2021(Único artigo classificado no Piauí) e teve quatro menções honrosas na OBMEP/2021.

Fonte: Seduc
Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias