Destaque

Estes são os 7 passos para ser feliz, segundo estudo de Harvard

A felicidade é um estado prolongado de contentamento, em que o indivíduo experimenta plenitude e realização, livre de qualquer sofrimento

Estes são os 7 passos para ser feliz, segundo estudo de Harvard
A felicidade é algo que é perseguido por muita gente | Reprodução/Internet

felicidade é um estado prolongado de contentamento, em que o indivíduo experimenta plenitude e realização, livre de qualquer sofrimento. Este conceito é complexo e pode ter variações. Afinal, o que é a felicidade? A resposta provavelmente é diferente para cada pessoa. Agora, esse sentimento único e contagiante se tornou alvo de estudos. 

Um dos estudiosos deste campo é o professor de psicologia positiva da Universidade de Harvard, Tal-Ben-Shahar, renomado autor dos best-sellers “Mais Feliz” e “Ser Feliz”. Atualmente, ele ministra aulas online de pós-graduação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), na disciplina “Psicologia Positiva: A Ciência da Felicidade”, explorando os aspectos psicológicos de uma vida plena.

Mas será que a felicidade é algo inatingível? De acordo com Tal-Ben-Shahar, ela não é apenas um estado emocional distante, mas sim algo que pode ser aprendido e cultivado, como uma habilidade. Ele argumenta que, com prática e dedicação, é possível desenvolver hábitos que promovam uma vida mais feliz.

Qual a metodologia? Em seu curso, o professor apresenta uma metodologia conhecida como “fórmula da felicidade”, composta por sete passos simples que podem ser aplicados no dia a dia. A seguir, vamos explorar esses passos para alcançar uma felicidade genuína.

Tempo de qualidade: O professor enfatiza que a principal chave para a felicidade reside no tempo que dedicamos à nossa família e amigos, às pessoas que nos são importantes e que se importam conosco.

Perdoe seus próprios fracassos: O primeiro passo, conforme o professor destaca, é reconhecer que falhas e erros são partes inevitáveis da experiência humana. Ao invés de reprimi-los, devemos vê-los como oportunidades de crescimento e aprendizado. Estudos anteriores indicaram que baixos níveis de perdão estão associados a transtornos como depressão, ansiedade e baixa autoestima.

Seja grato pelas coisas boas: Ben-Shahar argumenta que expressar gratidão regularmente pelos aspectos positivos de nossas vidas contribui para nosso bem-estar geral.

Pratique atividades físicas: O engajamento regular em atividades físicas traz uma série de benefícios para a saúde física e mental. Nas palavras do professor, até mesmo 30 minutos de caminhada diária fazem diferença. Além disso, uma boa qualidade de sono e hábitos alimentares saudáveis também são essenciais para a saúde global.

Simplifique, tanto no lazer quanto no trabalho: Reduzir o estresse e a sobrecarga é possível através da simplificação de nossas vidas, seja no ambiente profissional ou pessoal. Focar em uma tarefa por vez, evitando a sobrecarga de multitarefas, é aconselhável.

Aprenda a meditar: A meditação é uma ferramenta poderosa para acalmar a mente e promover a autoconsciência.

Desenvolva resiliência: A capacidade de enfrentar dificuldades e adaptar-se às mudanças é crucial para a saúde mental a longo prazo.

Não busque pela perfeição: O especialista ressalta o papel ativo de cada indivíduo em sua própria felicidade. Em vez de perseguir a perfeição, o professor encoraja seus alunos a valorizarem o processo da vida, com todas as suas imperfeições e desafios. Em suma, a “fórmula da felicidade” não se restringe apenas ao ambiente acadêmico, mas é aplicável a todas as áreas da vida. Em um mundo cada vez mais acelerado e desafiador, incorporar esses sete passos na rotina diária pode ser uma maneira significativa de promover mais alegria e bem-estar.

Fonte: Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias