DestaquePolítica

Lula reúne 50 mil na Cinelândia, no Rio de Janeiro e fotos viralizam na internet

O ex-presidente Lula (PT) reuniu uma multidão no ato realizado na quinta-feira (7) no Rio de Janeiro. O evento contou com a presença de seu pré-candidato a vice, Geraldo Alckmin (PSB), de Marcelo Freixo (PSB), pré-candidato ao governo do Rio apoiado por Lula, de André Ceciliano (PT), pré-candidato ao Senado, e outras lideranças do campo progressista do estado e do Brasil.

Segundo projeções feita por dirigentes do PT, o ato reuniu cerca de 50 mil pessoas – acima da expectativa inicial, de 30 mil.

Logo que chegou ao palco, Lula saudou o público de mãos dadas a Freixo, Ceciliano e Alckmin. O gesto de Lula reforça a posição do PT em exigir que Ceciliano integre a chapa majoritária como candidato ao Senado. O deputado federal Alessandro Molon (PSB), presidente do PSB do Rio, tem defendido sua candidatura, mas tem sido desestimulado até mesmo por Freixo, seu correligionário, em prol da manutenção da aliança com o PT.

Nas redes sociais, Lula divulgou o ato como “Lula, Freixo e André no ato Vamos Juntos Pelo Brasil”.

Em seu discurso, o ex-presidente falou sobre a economia do estado do Rio e citou números. “Colocamos R$ 559 bilhões, só na cidade do Rio colocamos R$ 533 bilhões, durante todo o tempo do PT no governo. Recuperamos a indústria naval. O Brasil pode ter uma grande indústria”, continuou.

“A Petrobrás descobriu o pré-sal porque alguém quis descobrir. Foi muito investimento. Puniram o povo trabalhador. Pergunte quanto esse genocida investiu no Rio. Qual a grande obra, escola técnica, universidade, dinheiro para a medicina? Duvido que o Rio recebeu na sua história a quantidade de recursos que o PT colocou no estado”, acrescentou.

Alckmin e Freixo

De acordo com o vice de Lula, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB), Bolsonaro “sabe que não merece outro mandato”. “O que estamos vendo no Brasil é o grande movimento ‘volta, esperança, volta Lula’. O Rio está com saudades, indústria naval, petroquímica, Comperj, saúde, emprego, moradia, juventude com oportunidade. O instrumento do povo tem nome: Lula presidente”, disse.

O pré-candidato ao governo do Rio Marcelo Freixo (PSB) disse que o estado “é governado por criminosos”. “Matança não vai ser segurança, a gente precisa da polícia, treinada, integrada, modernizada, com inteligência, que proteja a juventude, principalmente, negros, pobres. Tem que ter atenção primária em cada município. Lula, tu vai me ajudar, a carregar esse povo trabalhador com dignidade. O Rio deve muito a esse cara (Lula). O Brasil tem que ter muitas Marielles em câmaras de vereadores, representatividade da mulher negra dentro do Legislativo”.

O ato foi marcado por um esquema de segurança próprio para garantir a integridade do ex-presidente sem abrir mão de um ato público. Grades foram instaladas na Cinelândia e um detector de metal foi utilizado para controlar a entrada do público no espaço. Não foi permitida entrada com alimentos, garrafas, embalagens plásticas e de alumínio, objetos perfurantes e vidro. Somente bandeiras com cabo de PVC foram liberadas.

Às 18h50, pouco mais de uma hora antes de Lula iniciar seu discurso no palco, duas bombas foram arremessadas de fora para dentro do local cercado. Os artefatos, feitos com uma garrafa PET, provocaram um forte estrondo. Ninguém se feriu. O local onde a bomba caiu foi isolado e o material rapidamente coletado por bombeiros civis.

A assessoria do ex-presidente Lula (PT), bem como a Polícia Militar do Rio de Janeiro, informaram na noite da quinta-feira (7) que o suspeito de ter atirado um artefato explosivo contra o ato político do petista na Cinelândia foi preso.

“Um homem infiltrado no ato da Cinelândia arremessou um artefato explosivo de festas juninas para o interior da área cercada pelo palco. Ao fugir, foi detido por policiais do 5º Batalhão da Polícia Militar e conduzido para a 5ª DP”, diz comunicado da corporação, que informa ainda que 3 testemunhas acompanharam o registro da ocorrência.

 

Com informações da Fórum e 247

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias