Destaque

Lula visita Cristina Kirchner em prisão domiciliar na Argentina

P40G-IMG-9717ad31a902eb8c49.jpg
 (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou nesta quinta-feira (3) a ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner, no apartamento dela em Buenos Aires. Cristina cumpre pena de seis anos por corrupção, em regime domiciliar.

O encontro ocorreu após Lula participar da cúpula do Mercosul, na qual o Brasil assumiu a presidência rotativa do bloco. Cristina foi condenada por irregularidades em licitações durante seu governo (2003–2007), em um dos maiores escândalos de corrupção da história argentina.

Diferentemente de Cristina, Lula não se reuniu com o atual presidente da Argentina, Javier Milei, com quem mantém relação distante. Milei já chamou o líder brasileiro de “comunista” e “corrupto”. Esta foi a primeira visita de Lula ao país desde a posse do ultraliberal argentino, no fim de 2023.

A condenação de Kirchner já foi confirmada por duas instâncias judiciais, e a Suprema Corte da Argentina ratificou a pena em junho deste ano, mantendo a inelegibilidade da ex-presidente em caráter definitivo.

Assim como Cristina, Lula também já foi condenado por corrupção em 2017, no caso do tríplex do Guarujá. Ele cumpriu 19 meses de prisão, mas teve as condenações anuladas posteriormente. O petista alegou perseguição política.

A visita de Lula foi autorizada pela Justiça argentina nessa quarta (2), após pedido formal da defesa de Kirchner para incluí-lo na lista de pessoas autorizadas a visitá-la.

Fonte: SBT News

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo