MunicípiosPiauí

Macaco que “raptou” filhotes de gatos e cães em Picos é capturado e passará por reabilitação

Foi capturado na tarde desta quinta-feira (21) o macaco que viralizou nas redes sociais após ser flagrado “raptando” filhotes de gatos e cães. Os registros aconteceram na zona urbana de Picos.

A captura ocorreu em trabalho conjunto da Secretaria de Meio Ambiente de Picos (Semam), da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e do IBAMA no Piauí. De acordo com a nota divulgada pela prefeitura de Picos, a captura foi feita por um biólogo do IBAMA, um veterinário da SEMARH e técnicos ambientais da SEMAM (Veja nota na íntegra ao final da reportagem). O animal será direcionado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do IBAMA em Teresina.

FOTO: REPRODUÇÃO

Os órgãos alertaram para os riscos da convivência do animal em meio ao ambiente urbano.

“O animal vinha apresentando comportamento de sociabilidade entre os moradores da região, contudo, isso é perigoso, uma vez que, se sentindo acuado, pode atacar pessoas e outros animais, ocasionando contaminações graves e problemas de saúde pública”, diz um trecho da nota.

Uma das imagens que viralizou na internet foi do animal levando filhotes de cães e gatos, e também andando agarrado a um cão adulto. Segundo os especialistas, embora seja uma cena “curiosa”, é uma situação que requer “seriedade”.

“Há registros, inclusive, do macaco circulando com filhotes de gatos e cachorros, além de se agarrar a cachorros adultos. Tal situação, embora viesse sendo tratada como ‘curiosa’, deve ser tratada com a seriedade que a situação exige. Animais silvestres possuem características e comportamentos que são próprios de suas espécies e que, na natureza, no seu habitat natural, são totalmente adequados, porém, fora desse ambiente podem se tornar perigosos para os próprios animais e para quem está a sua volta”, cita a nota.

Em vídeos gravados por populares, o primata é visto montado em cães e levando os filhotes para o topo de árvores. Os moradores relatam que o animal não aprtesentava agressividade.

VEJA NOTA NA ÍNTEGRA

Na tarde dessa quinta-feira, 21 de setembro, o trabalho conjunto da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Picos (SEMAM), Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) e IBAMA Piauí resultou na captura de um macaco prego que estava circulando pela zona urbana da cidade e chamando a atenção dos moradores do entorno e de outras localidades.
articulação de captura foi feita através de contato entre os órgãos ambientais mencionados para que o animal fosse resgatado e direcionado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do IBAMA em Teresina. O macaco em questão já passou por processo de domesticação e posterior abandono, o que faz com que o trabalho de triagem e possível reabilitação seja feito por especialistas em local adequado. Trata-se de um animal silvestre e não de um animal doméstico e, por isso, exige cuidados adequados na captura e tratamento.
O animal vinha apresentando comportamento de sociabilidade entre os moradores da região, contudo isso é perigoso, uma vez que, se sentindo acuado, pode atacar pessoas e outros animais, ocasionando contaminações graves e problemas de saúde pública. Há registros, inclusive, do macaco circulando com filhotes de gatos e cachorros, além de se agarrar a cachorros adultos. Tal situação, embora viesse sendo tratada como “curiosa” deve ser
tratada com a seriedade que a situação exige. Animais silvestres possuem características e comportamentos que são próprios de suas espécies e que, na natureza, no seu habitat natural, são totalmente adequados, porém, fora desse ambiente podem se tornar perigosos para os próprios animais e para quem está a sua volta, incluindo a transmissão de doenças graves. A captura do animal foi feita por profissionais qualificados (Biólogo do IBAMA, Veterinário da
SEMARH e técnicos Ambientais da SEMAM), não oferecendo a ele qualquer tipo de risco, pelo contrário, o objetivo é leva-lo para um local seguro e adequado.
No CETAS o animal será avaliado clinicamente com todo o rigor necessário para que seja definido se é possível sua reinserção na natureza.
Ressaltamos ainda que situações como essa continuam ocorrendo por que a sociedade insiste em capturar animais silvestres e mantê-los em cárcere, causando sofrimento a estes animais e desequilibrio ambiental. A captura e encarceramento de animais silvestres é crime e gera
prejuízos ambientais e de saúde pública. Encarar situações como esta como entretenimento agrava ainda mais a situação, fazendo com que as pessoas não percebam a gravidade de alterar, e degradar o nosso ecossistema, retirando os animais silvestres do seu ambiente natural. Tratar a situação com humor pode gerar a sensação de naturalidade, camuflando o crime ambiental e fazendo com que o ciclo de captura e maus-tratos se perpetue.

Fonte: Roberto Araujo/Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias