Municípios

Mãe e filho superam dificuldades para continuar estudos na mesma escola em cidade do Piauí

Mãe e filho superam dificuldades para continuar estudos na mesma escola em cidade do Piauí

Bons exemplos da dedicação dos estudantes piauienses que superam adversidades são destaques em todas as regiões do Estado. Mãe e filho que estudam na Unidade Escolar Saturnino Moura, localizada em São Félix do Piauí, Vilma e Amosio Pereira, não deixam de se esforçar e vencer obstáculos para conseguir continuar estudando.

“Moramos em uma comunidade da zona rural que não tem energia elétrica, então temos que nos deslocar quatro quilômetros para ter acesso a esses recursos, em outra comunidade. Assim, pegamos os conteúdos e fazemos as atividades. Conseguimos aprender os conteúdos ano passado e a escola professores e gestores nos deram um grande ajuda, ficamos muito gratos. Hoje, já conhecemos mais sobre tecnologias e conseguimos estudar os conteúdos”, revela Vilma Pereira, que está hoje na VII Etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Uma de suas filhas estudou na mesma escola e, atualmente, cursa mestrado em Química. Seu filho, Amosio James, está na 3ª série do Ensino Médio e quer seguir o mesmo caminho. “Fomos muito estimulados a não desistir, apesar da distância e dificuldades, porque é algo que vale a pena correr atrás. Conseguimos. Foi um ano difícil, mas a escola sempre esteve com a gente”, afirma o rapaz.

A diretora da U. E. Saturnino Moura, Luciane Maria, conta que a preocupação principal é a de trazer a família para caminhar de mãos dadas com a escola, pois este é um grande passo para que as coisas aconteçam de forma efetiva. “No início da pandemia, realizamos formação com os professores sobre ferramentas como o Google Classroom, conseguindo com que o conteúdo chegasse a cerca de 85% dos alunos. Os demais estudantes receberam roteiro e material impresso, além de trabalharmos fortemente com o Canal Educação. No final de cada bimestre, fazemos uma reunião e buscamos os poucos alunos, cerca de 1,85% na última análise, que não estão conseguindo participar por meio de alguma ferramenta. Então, buscamos as famílias para mais uma vez apoiar a escola. Os resultados só têm melhorado”, completa a diretora.

Em 2021, a escola está trabalhando com aulas virtuais ao vivo e montou um estúdio em suas dependências com todas as adequações necessárias para que os professores ministrem suas aulas. A unidade também organizou horários de postagens de atividades para facilitar o estudo. Além disso, conseguiu junto à 7ª Gerência Regional de Educação (GRE) apoio psicológico para professores e alunos.

Fonte: Governo do Piauí

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias