Municípios

Após nove anos, Barragem do Estreito volta a transbordar; veja vídeo

Após nove anos, Barragem do Estreito volta a transbordar – Foto: Cleidiano Henrique

Nas primeiras horas da manhã deste sábado, dia 18 de abril, a Barragem do Estreito, localizada no município de Francisco Macedo próximo a divisa dos municípios de Francisco Macedo e Padre Marcos começou a sangrar, devido ao grande volume de água proveniente das fortes chuvas, ao longo do mês de março e o começo de abril na região.

A barragem que teve sua construção iniciada na década de 90 e foi concluída em setembro de 2007, através de investimentos do Governo do Estado e Federal, no ano 2017 esteve apenas com 20% da sua capacidade, passando por uma longa temporada de secas ocorridas no semiárido piauiense. Com vinte metros e quarenta centímetros de altura, a capacidade máxima de reserva da barragem é de 23,885 milhões de metros cúbicos de água.

O projeto do Governo do Estado visava levar água a cinco cidades da região, por meio de canalização, chamado de “adutora”. As cidades beneficiadas foram, Alegrete, Caldeirão Grande, Francisco Macedo, Marcolândia e Padre Marcos, no entanto, apenas a cidade de Padre Marcos é abastecida pelo reservatório de Estreito.

O reservatório já transbordou três vezes desde a sua conclusão, uma em 28 de março de 2007, outra em 09 de abril de 2011 e atualmente, no ano de 2020. Há quatros açudes próximos a PI-243, estrada que interliga os municípios de Francisco Macedo, Belém, Padre Marcos que são: Açude de Elim, Açude de Gonzaga Lopes, Açude de Raimundo Coutinho na Passagem Funda, o açude de Luís Isaias e todos já sangraram desaguando para  a barragem.

O lugar também é conhecido por seu potencial turístico, já que é onde fica localizado o Parque Aquático Tibungo, agora com a barragem com 100% da sua capacidade, a expectativa é que alavanque mais ainda o turismo da região, onde serão realizadas as travessias de barco para a ilha do Tibungo Park Aquático.

Fonte: Piauí em Foco

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias