Pio IX

Pio IX: Secretaria de Educação realiza último percurso formativo do PPAIC

Secretaria de Educação realiza a formação final do PPAIC

A Prefeitura de Pio IX, por meio da Secretaria Municipal de Educação, que tem à frente Clebiana Telles, realizou na terça-feira, 13 de dezembro de 2022, o último percurso formativo do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa – PPAIC. A formação aconteceu na sede da Semec e teve participação de gestores escolares, além de professores da educação infantil e do ciclo de alfabetização. No município de Pio IX, o PPAIC é coordenado pela Prof. Luana Santos e pelas formadoras Graça Lima e Sandra Ana.

O Programa de Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa estadual para implementar, em regime de colaboração com os municípios, uma política para assegurar as condições necessárias para que todos os alunos cheguem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental com o domínio das competências de leitura, escrita, letramento matemático e, consequentemente, com habilidades para avançar nos estudos de forma autônoma.

Secretaria de Educação realiza a formação final do PPAIC

O PRO Alfabetização conta com cinco eixos, são eles: (I) Fortalecimento da Aprendizagem; (II) Fortalecimento da Gestão Municipal e Escolar; (III) Cooperação, articulação e incentivo; (IV) Comunicação e Engajamento; e (V) Avaliação Externa e Monitoramento.

A formação para gestores e professores aconteceu no Auditório da Semec Pio IX e foi realizada pela equipe municipal do PPAIC que desenvolveu atividades para homenagear os diretores, coordenadores e professores pela conclusão dos cinco módulos do percurso formativo no ano de 2022. Durante a formação foram apresentados os resultados do diagnóstico de leitura da rede e elencadas sugestões de ações que irão compor o plano de transição, que será aplicado a partir de 2023 nas turmas de educação infantil e ensino fundamental anos iniciais. Além das homenagens, gestores e professores apresentaram para os demais, uma amostra das boas práticas que realizaram durante esse ano letivo em suas escolas e salas de aula.

Luana Santos, coordenadora municipal do PPAIC em Pio IX

“Através do PPAIC conseguimos plantar em 2021/2022 uma sementinha no terreno da educação. Sabemos que o solo encontrado era um solo bem difícil para o cultivo, cheio de pedras, galhos, um solo até então, aos nossos olhos, improdutivo, infértil. Mas tenho certeza, que as sementes plantadas por cada um, será colhida no futuro. Pois tudo o que investimos até agora: recursos, tempo, esforços, suor, lágrimas não serão em vão. Pois o importante é plantar e saber que um dia alguém será beneficiado e esse alguém são as mais de 700 crianças contempladas pelo PPAIC em Pio IX. Crianças que receberam o que precisavam para se desenvolver e hoje o nosso sentimento é de gratidão por todo esforço e dedicação dos 63 profissionais, que junto à equipe PPAIC de Pio IX fizeram a diferença”, disse a coordenadora municipal do PPAIC em Pio IX, Luana Santos.

Para a secretária de Educação, Clabiana Telles, o PPAIC ajudou em muito no desenvolvimento da educação municipal de Pio IX. Em suas palavras, a secretária reforçou o apoio da gestão municipal e expressou sua gratidão a sua equipe por todo empenho.

Clebiana Telles, secretária municipal de educação

“Quando veio o termo de adesão ao PPAIC não tivemos dúvida alguma que teríamos que aceitar, pois percebia até então que o mesmo seria muito benéfico para a educação de Pio IX. E hoje afirmo, que o mesmo foi desenvolvido com todo cuidado pela equipe municipal e pelos gestores e professores que levaram a metodologia e didática do programa para o chão da escola. A palavra de hoje é gratidão, pois cada um aqui fez um excelente trabalho e merece todo reconhecimento e homenagens feitas. Nossa educação só tem a ganhar, pois conta com profissionais super capacitados”, declarou a secretária.

Veja as imagens:

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias