PiauíMunicípios

Duas pessoas morrem vítima de chikungunya no Piauí

Duas pessoas morrem vítima de chikungunya no Piauí

O Piauí registrou aumento de 5.605,4% nos casos de chikungunya e 734,8% de dengue , segundo o novo boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), referente à 24° semana epidemiológica. O estado apresentou redução apenas nos casos de zika, 15,4%.

De acordo com os dados da Sesapi, foram 6.333 notificações de casos confirmados de chikungunya, enquanto no mesmo período de 2021 foram apenas 111 notificações.

As cidades de Monsenhor Hipólito, Vila Nova do Piauí, Simplício Mendes, Alagoinha do Piauí e Patos do Piauí são os cinco municípios com maior incidência da doença. Apesar de confirmado, o único óbito por chikungunya ainda não entrou no sistema.

Já em relação a dengue, foram 15.119 notificações e 9.570 casos confirmados da doença. Enquanto a zika, o estado registrou 11 notificações e 7 casos confirmados.

Nos casos de dengue, os municípios com maior incidência de casos da doença no estado são: Novo Santo Antônio, Wall Ferraz, Antônio Almeida, Patos do Piauí e Simplício Mendes. O estado já contabilizou 10 óbitos pela doença em 2022.

As cidades com maior incidência de zika são: Amarante, Campo Maior, Parnaíba e Teresina.

Números são preocupantes

O secretário estadual de Saúde, Neris Júnior, destacou que os números presentes nos boletins epidemiológicos são preocupantes. Ele reforçou que para ocorrer uma redução de casos é preciso que todos cumpram o seu papel na prevenção da doença.

“Ainda estamos enfrentando uma pandemia da Covid-19 e ao mesmo tempo nosso estado tem apresentado grande aumento de casos tanto de dengue como chikungunya, o que precisamos agora é da cooperação da população para nos ajudar no enfrentamento a essas doenças”, declarou.

Fonte: g1 Piauí

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias