Fronteiras

Manin Vaqueiro se apresenta nesta sexta-feira (18) em Fronteiras – PI

Após a retomada dos eventos festivos presenciais, a cidade de Fronteiras irá receber na próxima sexta-feira, dia 18 março, o cantor Manin Vaqueiro, a mais nova promessa do piseiro no Brasil.

O evento será no Clube Recreativo, com início às 21:00 e contará também com a presença do cantor consagrado na região, Bento Miguel e Banda, e mais a participação do cantor da cidade de Jaicós, Yure Hit.

A Noite do Piseiro é um evento sob a organização de Adão Silva Produções e conta com o apoio da CentralFrios, Giganet Telecom, Super Esportes Net e do Dr. Daniel Bezerra. Ao todo, já foram vendidos mais de 400 ingressos antecipados.

Você pode adquirir o seu ingresso para marcar presença na noite do piseiro nos pontos de vendas: Loja Zero 7 Exclusividades, Marcenaria do Sabino e com Adão Silva Produções. 

Uma promessa em ascensão no piseiro

Manim Vaqueiro, é um cantor e compositor natural da cidade de Ipubi, no sertão do Pernambuco. O jovem ascendeu ao sucesso após viralizar as suas músicas de piseiro na internet. E atualmente já é um fenômeno de público por onde passa com shows lotados.

Em seu Instagram o artista têm mais de 300 mil seguidores, e com isso vem se destacando no cenário musical do forró piseiro e vaquejada.

Origem do piseiro

O público majoritário desta variante do forró era composto em sua maioria por pessoas interioranas e humildes, que, por não terem dinheiro para acompanhar grandes bandas, produziam suas próprias festas nos interiores do nordeste. Daí surgiu a “Pisadinha”, estilo de forró mais rápido e simples que o usual, refletindo nas pisadas dos passos de dança.

Existente desde meados de 2000, esse estilo começa a ser incorporado pelas maiores bandas de forró por volta de 2019, que usaram a sua melhor produção para tornar o novo estilo ainda mais popular, fazendo surgir assim o Piseiro.

O termo antigamente representava a sujeira que os chãos de terra batida causavam nos sapatos das pessoas quando estas dançavam, e acabou se tornando uma gíria para festas populares.

O ritmo “explodiu” definitivamente, isto é, se tornou algo notável e rentável no ambiente musical no ano de 2020, trazendo nomes como Zé Vaqueiro, Tarcísio do Acordeom, Eric Land, Biu do Piseiro e, principalmente, os Barões da Pisadinha, que elevaram o ritmo à nível mundial, emplacando hits até no top 50 mundial do Spotify.

Vitor Fernandes, Zé Vaqueiro, João Gomes, Xand Avião, Tarcísio do Acordeon e Nattan (Foto: Divulgação)

Ascensão

Ainda em 2020 também, o aplicativo Tiktok teve um crescimento exponencial em razão da pandemia de Covid-19 e da consequente procura desenfreada por entretenimento por parte das pessoas. Isto fez com que o Tiktok se transformasse em uma plataforma capaz de ditar os sucessos musicais.

As músicas que bombam no aplicativo por meio de danças, desafios ou correntes rapidamente ascendem para o topo dos principais rankings que medem o sucesso e desempenho de canções no mundo inteiro.

Não foi diferente com o piseiro, que se utiliza de uma batida simples mas marcante, que incentiva a criação de coreografias divertidas e desafios instigantes nas redes sociais.

Essa foi a receita que fez com que em pleno ano pandêmico o ritmo viralizasse entre os usuários do Tiktok e dali partiu para os charts das plataformas de streaming, as rádios, os grandes shows e festivais.

Com essa receita mágica, artistas do interior, até então pouco conhecidos no Brasil conquistaram o seu espaço na indústria da música.

 

Artistas que sempre adicionam características novas ao seu som. Com isso, o estilo furou definitivamente a bolha do nordeste, e, por consequência, grandes artistas de outras regiões e estilos musicais se apropriaram para “surfar” no estilo do momento, como o ex-sertanejo Zé Felipe, atual número um no gênero do piseiro no país.

Um caso que ilustra esse fenômeno, é o do jovem João Fernando Gomes Valério, nome de batismo do novo namoradinho do Brasil, João Gomes, de apenas 19 anos e natural da cidade de Serrita, no estado de Pernambuco. Com uma trend, isto é, uma corrente de vídeos que se espalhou na internet, João Gomes viu a sua canção de trabalho ‘Meu Pedaço de Pecado’ se transformar em um grandioso hit.

Após isso, a música disparou nas rádios e obteve números expressivos em todas as plataformas de áudio e vídeo do Brasil, alcançando inclusive, o primeiro lugar entre as músicas mais tocadas em todo o país no Spotify.

Piauí em Foco

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias