DestaqueGeral

SAIU A LISTA DE BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA QUE VÃO RECEBER O VALE GÁS EM JUNHO

Em meio às atualizações do aplicativo do programa Bolsa Família, foi divulgada a lista dos beneficiários que receberão o Auxílio Gás neste mês de junho. No entanto, é importante ressaltar que apenas as famílias que já recebiam o benefício anteriormente ou que não foram bloqueadas terão acesso a esse auxílio. Infelizmente, o governo informou que não há orçamento disponível para adicionar novos beneficiários ao programa. Com a conclusão do pente-fino até o final do ano, espera-se que algumas famílias sejam bloqueadas, o que pode abrir espaço para novas adesões no futuro.

O Auxílio Gás é um benefício bimestral que garante o valor correspondente a 100% do preço médio nacional do botijão de gás de cozinha. Neste mês, o repasse previsto é de R$ 109 por família beneficiária, buscando aliviar os custos relacionados ao abastecimento de gás de cozinha e contribuir para a segurança alimentar das famílias.

É importante ressaltar que, devido às restrições orçamentárias, novas adesões ao Auxílio Gás não estão disponíveis no momento. O governo não possui recursos para adicionar novos beneficiários ao programa, o que limita a expansão do benefício para outras famílias necessitadas.

A conclusão do pente-fino, prevista para o fim deste ano, visa verificar a regularidade dos cadastros e identificar possíveis inconsistências no recebimento do Bolsa Família e dos benefícios do Cadastro Único (CadÚnico). Como resultado desse processo, é esperado que algumas famílias sejam bloqueadas caso sejam identificadas irregularidades em seus cadastros. Essa medida tem como objetivo garantir a transparência e a efetividade do programa, além de abrir espaço para novas famílias se beneficiarem no futuro.

Os beneficiários do Auxílio Gás devem ficar atentos aos canais oficiais de comunicação do programa, para obterem mais informações sobre o repasse do benefício em junho. O aplicativo atualizado do Bolsa Família é uma ferramenta importante para verificar se o nome está na lista de beneficiários do Auxílio Gás neste mês.

Calendário do Auxílio Gás

O repasse do Auxílio Gás é realizado pela Caixa Econômica Federal, seguindo o mesmo calendário do Bolsa Família. Sendo assim, o repasse ocorrerá em escalas, de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário, começando no dia 19 de junho e terminando no dia 30 do mesmo mês. Confira o calendário completo do Auxílio Gás a seguir:

  • NIS de final 1: dia 19 de junho (antecipado para o sábado, 17);
  • NIS de final 2: dia 20 de junho;
  • NIS de final 3: dia 21 de junho;
  • NIS de final 4: dia 22 de junho;
  • NIS de final 5: dia 23 de junho;
  • NIS de final 6: dia 26 de junho (antecipado para o sábado, 24);
  • NIS de final 7: dia 27 de junho;
  • NIS de final 8: dia 28 de junho;
  • NIS de final 9: dia 29 de junho;
  • NIS de final 0: dia 30 de junho.

O que fazer para receber o Auxílio Gás?

O beneficiário que deseja receber o Auxílio Gás precisa estar inscrito no Cadastro Único e ter uma renda familiar mensal menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa. Vale informar que, apesar do cadastro no CadÚnico ser um pré-requisito, não garante o recebimento do benefício, uma vez que é necessário aguardar a fila de espera.

Feita a inscrição no Cadastro Único, as famílias serão selecionadas por meio de um sorteio realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social. Para isso, é preciso que o segurado atenda aos critérios de elegibilidade.

Por fim, é importante que o beneficiário mantenha seus dados atualizados e ativos. A família deve atualizar o Cadastro Único a cada dois anos ou sempre que houver alguma mudança no quadro familiar. Essas mudanças podem incluir óbitos, nascimentos, casamento e mudança de endereço.

Fonte: Consulta Pública

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias