Destaque

INMET alerta para temporal no sudoeste do Piauí e meteorologia aponta para início de período chuvoso

FOTO: REPRODUÇÃO

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira (17) um alerta para as próximas 24 horas para risco de tempestade com chuvas intensas na região do sudoeste piauiense. A previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos, com velocidades entre 40 e 60 km/h e até queda de granizo. Pelo menos 23 municípios poderão ser afetados.

Para a meteorologia, este já é um fenômeno esperado e representa o início do período chuvoso no Piauí. Conforme explica o professor Rafael Marques, que é doutorando em geografia, o Piauí é dividido em quatro regiões distintas, e em novembro já tem início a chamada “primeira quadra chuvosa”, que é correspondente à área do centro sul do estado, e cujas precipitações já iniciam em novembro e seguem até fevereiro.

“A primeira quadra chuvosa se inicia em novembro, dependendo do fenômeno mais influente, o El Niño ou La Niña, pode começar em outubro, como já ocorreu. A primeira quadra chuvosa, que é uma caracterização regional do Norte e Nordeste, e o PI sofre influência, é que em novembro, dezembro, janeiro e fevereiro começam as primeiras chuvas mais significativas”, explicou.

Com o início das chuvas na região do sudeste piauiense, as precipitações deverão vir pelos meses conseguintes nas demais regiões. “As regiões centro sul, sul, norte e extremo norte, são quatro regionalizações distintas, e cada uma sofre uma influência”, destacou.

Para a região sudeste do Piauí, o INMET também emitiu um alerta para onda de calor. Segundo o comunicado, as temperaturas podem ficar até 5° acima do habitual pelas próximas semanas.

Fonte: Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias