DestaquePiauí

Piauí Aciona a Maior Usina Solar Zero Grid do Brasil

Uma Conquista Tecnológica: Uruçuí, Piauí, Abraça a Inovação Solar

Fonte: https://cbic.org.br/sustentabilidade

Uma inovação revolucionária no setor de energia acaba de se concretizar em Uruçuí, Piauí. O Grupo Pacto Energia, em colaboração com a Fazenda Canel, uma empresa agroindustrial, inaugurou a maior usina solar zero grid do Brasil. Esta usina notável não só se destaca pela impressionante capacidade de geração de energia, mas também pela sofisticada tecnologia empregada.

Com uma vasta área ocupada de aproximadamente 2.637m², a usina solar detém uma capacidade de geração de energia de 39.186 kWh/mês. Isso se traduz em uma energia anual estimada de 470.236 kWh. A usina é estruturada com 552 módulos fotovoltaicos – mais comumente conhecidos como painéis solares. Além disso, a planta inclui dois inversores inteligentes, peças essenciais para o controle e otimização da produção de eletricidade. Estes inversores adaptam automaticamente a geração de energia para corresponder ao consumo em tempo real, garantindo a eficiência e o aproveitamento máximo da energia produzida.

Investimento Estratégico em Energia Renovável

Este ambicioso projeto de R$1,5 milhões trouxe trabalho para cerca de 10 profissionais, variando desde engenheiros elétricos até instaladores especializados. Esta iniciativa promove a adoção de energias renováveis, gera emprego e promove o desenvolvimento sustentável da região.

Rodrigo Pedroso, CEO do Grupo Pacto Energia, expressou seu entusiasmo: “Estamos orgulhosos de colocar em operação a maior usina solar zero grid do Brasil, demonstrando nosso compromisso com a sustentabilidade e a entrega de soluções inovadoras para nossos clientes”. Segundo ele, essa usina é um marco para o setor de energia do país, catalisando a transição para uma matriz energética mais limpa e sustentável.

Entendendo a Usina Solar Zero Grid

Usina Solar Zero Grid significa que a energia gerada não é injetada na rede de distribuição, sendo toda energia produzida consumida no local de instalação. No caso da Usina Canel, toda a energia produzida é empregada para alimentar a fábrica e as instalações da fazenda, com monitoramento e regulação da produção em tempo real através de inversores e softwares de alta tecnologia.

A operação desta usina solar zero grid busca atender à demanda de energia de forma limpa e sustentável, reduzindo a dependência de fontes não renováveis e contribuindo para a preservação do meio ambiente. Além disso, este projeto pioneiro serve como um modelo inspirador para outras empresas e municípios brasileiros investirem em energia solar e se tornarem mais energeticamente autossuficientes.

Click Petróleo e Gás

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias