MunicípiosPiauí

Médica leva cachorro para atendimento em UBS de município vizinho a Picos e causa polêmica

O atendimento de um cachorro na Unidade Mista de Saúde Inhazinha Nunes, na cidade de Inhuma, no interior do Piauí, tem causado polêmica. O Cidadeverde.com apurou que o animal foi levado pela própria tutora, que é médica, e se utilizou das dependências do local para atender o pet.

O caso ocorreu este mês e não teria envolvimento dos profissionais de saúde do local. A médica e tutora terá que repor o material hospitalar público utilizado no atendimento ao cachorro.

FOTO: GOOGLE MAPS

A Prefeitura de Inhuma se manifestou por meio de uma nota de esclarecimento em que informou que não autorizou a conduta emergencial do cachorro e que o atendimento não causou prejuízo aos serviços prestados aos usuários. LEIA A NOTA COMPLETA ABAIXO

Ao Cidadeverde.com, a gestão da unidade adianta que está sendo finalizado um relatório para apurar responsabilidades.

“A GESTÃO MUNICIPAL VEM A PÚBLICO ESCLARECER QUE TOMOU CONHECIMENTO DO ATENDIMENTO A UM ANIMAL DOMÉSTICO, NO AMBIENTE DA UNIDADE MISTA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO, APÓS O FATO JÁ TER SIDO REALIZADO. NÃO ESTAVA CIENTE E NÃO AUTORIZOU. ENFATIZA QUE ESSA CONDUTA EMERGENCIAL NÃO ACARRETOU PREJUÍZO AOS SERVIÇOS PRESTADOS AOS USUÁRIOS, VEZ QUE NÃO FOI CONDUZIDO PELA EQUIPE PLANTONISTA.

ENTENDEMOS A AFLIÇÃO DOS CUIDADORES QUE HOJE TEM SEUS ANIMAIS COMO MEMBROS DA FAMÍLIA E QUE ENTRAM EM DESESPERO AO VÊ-LOS EM RISCO DE MORTE. QUEM TEM ANIMAIS DOMÉSTICOS COMPREENDE BEM ESSA AFLIÇÃO E ENTENDE ESSE CONTEXTO.

PORÉM, REFORÇAMOS QUE É RESTRITO O ATENDIMENTO DENTRO DAS UNIDADES DE SAÚDE DO MUNICÍPIO, SOMENTE AOS HUMANOS. NÃO TEMOS ESTRUTURA PARA ATENDIMENTO A ANIMAIS. QUEREMOS INFORMAR AINDA QUE O AMBIENTE HOSPITALAR JÁ FOI HIGIENIZADO ADEQUADAMENTE, QUE NÃO FOI UTILIZADO NENHUM TRANSPORTE VINCULADO À SAÚDE MUNICIPAL, QUE OS MATERIAIS UTILIZADOS FORAM DESCARTADOS E SERÃO REPOSTOS PELO PROFISSIONAL QUE CONDUZIU SUA UTILIZAÇÃO (SEM GASTOS AO MUNICÍPIO), BEM COMO QUE AS MEDIDAS ADMINISTRATIVAS CABÍVEIS APLICADAS”

Fonte: Graciane Araújo – Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo