Destaque

Brasil enfrentará 4ª onda de calor ‘infernal’ no ano; climatologista explica efeitos no Piauí

Uma nova onda de calor deve atingir o Brasil nos próximos dias. De acordo com o Climatempo, o calor intenso se inicia no fim da semana de 11 e 12 de novembro e deve se intensificar no decorrer da semana do feriado de 15 de novembro de 2023, atingindo 12 estados brasileiros e o Distrito Federal, entre eles o Piauí.

Em entrevista ao Notícia da Manhã, o climatologista e diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, Werton Costa, explicou que o calor será mais forte na região Centro-Oeste do país e que já estava prevista uma variação na temperatura do Piauí.

FOTO: REPRODUÇÃO

“Eu quero tranquilizar o piauiense e a gente tem que geografizar a onda. Ela vai ser realmente pujante na região do Centro-Oeste, no Mato Grosso até o estado de Goiás ela vai ser muito forte. Para nós no Piauí, a variação de temperatura vai estar na casa de 1°C, 1,5°C, o que já era previsto antes mesmo de qualquer sinalização de onda. A gente já vai estar sentindo o calor que é natural da temporada acrescido das condições de El Niño”, disse.

Werton Costa destacou também que tradicionalmente novembro é caracterizado pela presença de nuvens, que acaba amenizando as altas temperaturas, mas que neste ano, o fenômeno El Niño está impedindo essa formação de nebulosidade.

“O fato de nós não termos a presença da nebulosidade faz com que a energia do sol entre com facilidade, aqueça a superfície, aqueça o chão, o ar e isso é transferido para o nosso corpo. Além disso, a gente sabe que o fenômeno El Niño impede que a umidade se transforme em nuvem, consequentemente nós não temos a regularidade da chuva que vai arrefecer, vai resfriar o ar, então esses fatores fazem com que haja calor”, acrescentou.

  • Para amenizar os riscos, são recomendadas algumas orientações, sendo elas:

Hidratar-se através do consumo de líquidos
Evitar práticas de esportes expostos ao sol entre 11h e 18h
Evitar locais com aglomerações e baixa circulação de ar
Evitar expor-se ao sol entre 11h e 18h
Utilizar “sombrinhas” e protetor solar
Procurar locais florestados para a prática de esportes ao ar livre após os horários críticos
Umidificar ambientes com umidificadores, toalhas molhadas ou baldes com água

Fonte: Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias