PicosMunicípios

Em Picos, bactéria causa morte de bois e vacas e Adapi recomenda incineração de carcaças

Foto: arquivo Cidadeverde.com

A bactéria conhecida como Clostridium sp tem causado a morte de bovinos na cidade de Picos, no interior do Piauí. A causa da mortandade súbita só foi descoberta após análise da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) que recomendou a incineração das carcaças para evitar que a doença- que pode ser evitada através da vacinação- se alastre.

“É uma toxinfecção provocada pela ingestão de uma toxina e afeta bovinos e várias espécie de animais. Qualquer suspeita, qualquer mortalidade súbita ou anormal em qualquer espécie de animal, o criador deve buscar a Adapi, a Secretaria de Assistência Técnica de Defesa (Sada) para comunicar a ocorrência dessa anormalidade”, alerta Idílio Moura, gerente de Defesa Animal da Adapi.

Em entrevista à TV Cidade Verde, ele fez ainda um segundo alerta aos criadores de gado para que incineram as carcaças.

“Evitem carcaças de animais mortos em suas propriedades. A orientação é incinerar e enterrar, jamais deixá-las expostas para evitar o consumo de outros animais. O Clostridium, que é uma bactéria, é provocada por esporos que produzem toxinas e podem infectar outros animais, se ingeridas, principalmente em animais com deficiências minerais. É uma intoxicação provocada nos bovinos através do consumo das toxinas de um dos grupos dos clostridium”, explica Moura.

A bactéria pode causar doenças como tétano, botulismo, entre outras. O gerente da Adapi reforça a importância da vacinação.

“O criador tem que vacinar o gado contra as clostridioses. O mercado tem uma gama de vacinas e o criador pode buscar essas lojas veterinárias, adquirir a vacina e imunizar seus animais para protegê-los e outras espécies também.  Fica a orientação: não deixar carcaças expostas, mineraliizar o rebanho e vacinar anualmente o rebanho. Não é uma vacinação obrigatória, como é a da febre aftosa e da brucelose, mas é importante”, reforça Idílio Moura que diz que é rara a contaminação em humanos por meio dos animais.

Fonte: Graciane Araújo/Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias