Destaque

Meteorologia prevê chuvas acima da média na região de Picos

Meteorologia prevê chuvas acima da média na região de Picos
Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), órgão do governo federal responsável pelas previsões meteorológicas no país, divulgou o prognóstico de chuvas para o primeiro trimestre de 2017 para a região de Picos.

“As chuvas devem ficar na média anual ou acima dela durante o período. Porém com irregularidades na destruição, ou seja, pode chover bastante e ficar muito tempo sem chover ou ocorrer chuvas em áreas isoladas”, relatou o técnico do órgão, Eugênio Lopes, com o prognóstico em mãos.

Esse tipo de chuvas suprem os reservatórios de água, porém, não são ideais para a agricultura devido a irregularidade nas precipitações.

“Ao contrário do que ocorreu no ano passado onde durante o mês de janeiro choveu 332 milímetros. As previsões esse ano é que ele possa chegar mais tarde e avançar um pouco mais. De acordo com o boletim divulgado pelo instituto as chuvas devem ocorrer a partir da terceira semana de janeiro”, explicou Lopes.

O boletim não divulgou o volume de chuvas esperado durante o período, mas deve ultrapassar a média anual que é de cerca de 600 milímetros.  Ainda segundo Eugênio, durante o mês de dezembro choveu 78 milímetros.

Risco de tempestades

As tempestades, que se caracterizam com chuvas com ventos fortes e raios, não estão descartadas durante o trimestre.

“As chuvas que por ventura puderam ocorrer principalmente a tarde, momento em que a massa de ar está muito quente, com certeza irá ocorrer as tempestades. Diante disso as pessoas devem ter algumas precauções como se afastar de todo e qualquer tipo de metal, não fazer uso de telefone. Se estiver na rua não ficar embaixo de rede elétrica ou de árvores”, orientou o técnico.

Picos40Graus

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias