Pio IX

Morador de Pio IX adapta motor de carro para ser movido a água

Em tempos de alta no preço da gasolina, um morador do município de Pio IX resolveu acionar o modo “jeitinho brasileiro” e criou um dispositivo que permite que seu carro seja movido a água.

O piononense contou ao Portal É Notícias que o sistema foi feito todo de forma artesanal e para isso ele utilizou apenas acrílico e uma chapa inox.

Sistema foi feito todo de forma artesanal e para isso ele utilizou apenas acrílico e uma chapa inox.

O carro que teve o motor adaptado pelo piononense é um Chevrolet Corsa Classic, ano 2010.

“Esse sistema pode ser adaptado em todo veículo. No meu ‘tô’ economizando 35%, antes meu carro fazia 11km com um litro de gasolina, hoje ‘tá’ fazendo 17.5km, com ar condicionado ligado e a mais de 100km/h”, explicou.

Dispositivo feito por piononense permite que carro seja movido a água

Veja vídeos abaixo enviado ao Portal É Notícias pelo inventor do município de Pio IX:

O que diz a legislação sobre a adaptação

O inventor de Pio IX pediu para não ter seu nome divulgado, pois ele não sabe ainda se a adaptação do motor de seu carro é permitida no Brasil.

O Portal É Notícias fez uma rápida busca na internet e averiguou que de fato, a legislação brasileira não permite a adaptação e nem a comercialização deste tipo de dispositivo “alegando falta de segurança e risco de explosão”.

De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito, a Resolução 292/2008 só autoriza a alteração da matriz de combustível de motores de automóveis, com a exigência de um Certificado de Segurança Veicular expedido por instituição técnica licenciada. 

No entanto, cada vez mais viralizam vídeos no YouTube e TikTok com veículos movidos a água. Os vídeos possuem milhões de visualizações e muitos deles explicam através de tutoriais a forma de realizar o procedimento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo