Destaque

Mais de 80 pessoas são denunciadas por furto de água para abastecer piscinas em cidade do Piauí

83 pessoas foram denunciadas, incluindo políticos da região, por furto de água

A barragem fica localizada em Patos do Piauí onde a maioria dos reservatórios secou após cerca de seis meses sem chuvas / (Foto: Agespisa) 

A Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa) informou que denunciou 83 pessoas à Polícia Civil por furto de água da adutora da Barragem Poço do Marruá, em Patos do Piauí.

Paulo Couto, superintendente de negócios das Agespisa, informou que entre os suspeitos há políticos, criadores de peixes e agricultores.

“A gente sabe que é um período crítico, de escassez, mas por dois motivos, um deles são os furtos. As pessoas perfuram a adutora muitas vezes para encher piscinas, abastecer sítios, plantios”, disse ele.

“Nós estamos intensificando as fiscalizações, agora identificamos 83 casos de furtos dessa adutora, a Agespisa fez parceria com a Secretaria de Segurança e foi dado início ao processo de investigação”, declarou.

A barragem fica localizada em Patos do Piauí, cidade do semiárido piauiense, onde a maioria dos reservatórios secou após cerca de seis meses sem chuvas na região.

Seca no Piauí

Muitas pessoas enfrentam vários problemas pela falta de água, inclusive deixar de comprar comida para pagar carros-pipa, que chegam a custar R$ 700 (com até 7 mil litros de água), ou ter que dividir o pouco que conseguem com os animais, para que os bichos não morram.

A barragem é uma das alternativas para abastecer a população e uma adutora faz o transporte da água do açude até as residências. Ao todo, cerca de 10 municípios são atendidos com água da barragem.

Durante fiscalizações de rotina neste mês, segundo Paulo Couto, pelo menos 80 pontos de perfuração com gambiarras para o furto foram flagrados nas tubulações. As pessoas foram identificadas e denunciadas à polícia.

Fonte: g1 Piauí

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias