Municípios

Escada com 60 metros de altura é inaugurada no Parque Nacional da Serra da Capivara

Escada de 60 metros de altura no Parque Nacional da Serra da Capivara — Foto: Divulgação/ICMBio

Na ultima terça-feira (19), por ocasião da comemoração do Dia do Piauí, foi inaugurada uma escada que tem 60 metros de altura e que vai garantir uma vista panorâmica do Parque Nacional da Serra Capivara, em São Raimundo Nonato, distante 522 km de Teresina, no Sul do Piauí.

A inauguração teve a participação do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, das deputadas federais Margarete Coelho (Progressistas) e Iracema Portella (Progressitas), o ex-deputado Paes Landim (PTB), entre outras autoridades.

A escada possui 114 degraus e o visitante que conseguir chegar até o final vai ter uma vista panorâmica do alto da Chapada Boqueirão Borges. Essa área faz parte do circuito da Pedra Furada que dá acesso ao Baixão Rodrigues.

Inauguração de escadaria no Parque Nacional Serra da Capivara, no Sul do Piauí — Foto: Divulgação/ICmbio
Inauguração de escadaria no Parque Nacional Serra da Capivara, no Sul do Piauí — Foto: Divulgação/ICmbio

A obra foi realizada por meio de uma emenda parlamentar do ex-deputado federal Paes Landim, no valor de R$ 700 mil. Além da escada, foram revitalizadas passarelas, um poço que abastece o parque, banheiros e guarita.

Essa área visitada estava fechada desde março de 2020 devido à pandemia e agora foi reaberto. A obra foi realizada com o objetivo de garantir mais segurança aos visitantes que pretendem contemplar a vista panorâmica.

Parque Serra da Capivara

Serra da Capivara — Foto: André Pessoa/Arquivo pessoal
Serra da Capivara — Foto: André Pessoa/Arquivo pessoal

O Parque Nacional da Serra da Capivara é o maior parque de pinturas rupestres do mundo. Ele foi reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Com 130 mil hectares e mais de 1.200 sítios com arte rupestre, pinturas que foram feitas em rochas e paredes de cavernas há milhares de anos, atrai cientistas e turistas de todo o mundo.

Os trabalhos realizados no parque pela equipe da arqueóloga Niède Guidon, presidente da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), foram fundamentais para comprovar que os primeiros homens a chegarem na América datam de cerca de 100 mil anos.

No parque é possível encontrar registros rupestres pré-históricos, especialmente as pinturas gravadas nas rochas com cenas de caça, sexo, guerra e outros aspectos da vida cotidiana. O local ainda tem cânions gigantescos que chegam aos 200 metros de altura, além de belíssimos platôs. Os paredões são resultados da movimentação das placas tectônicas da Terra há cerca de 200 milhões de anos.

Fonte: G1-PI

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias