Pio IX

PIO IX: Saúde promove evento alusivo ao Janeiro Branco e intensifica a importância dos cuidados com a saúde mental

Saúde promove evento alusivo ao Janeiro Branco e intensifica a importância dos cuidados com a saúde mental

A Prefeitura de Pio IX, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta terça-feira, 31, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), um evento alusivo ao Janeiro Branco, mês que busca chamar a atenção para o tema da saúde mental na vida das pessoas.

Este ano a Campanha tem como tema: “a vida pede equilíbrio” e o evento contou com depoimentos e momentos de reflexão a respeito da importância de cuidar da saúde mental. A ação ocorrida no CAPS de Pio IX foi também um momento de sensibilização junto aos atores envolvidos (gestão, profissionais de saúde, estudantes, redes de apoio, familiares e pacientes).

Secretário de Saúde, Jônatas Leite

Na ocasião, estiveram presentes a equipe multiprofissional do CAPS, o Secretário de Saúde Jônathas Leite e pacientes atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial. Jônatas Leite, o Jonjon, destacou sobre a importância do evento.

“Este evento serve para tentar reinserir toda a comunidade que estava afastada de nosso CAPS e melhorar o nosso serviço. Fica o nosso compromisso de trabalhar para voltar todos os grupos”, informou o secretário.

A psicóloga do NASF, Socorro Feitosa, disse que o momento serviu para refletir sobre o estado da saúde mental e das ações que estão sendo realizadas.

Psicóloga do NASF, Socorro Feitosa

“É muito importante vermos o que estamos fazendo para a saúde mental e tentarmos fazer, sair da estagnação e procurar cuidar dela. O que percebo é que as pessoas deveriam cuidar mais da saúde mental”, alertou a profissional.

Para a psicóloga Zélia Neiva, ações como da campanha Janeiro Branco são de extrema importância e necessidade.

psicóloga Zélia Neiva

“Estamos felizes com esse evento iniciando o ano para conseguimos trazer de volta nossos pacientes e fazer um trabalho psicossocial de qualidade, aquilo que a metodologia realmente propõe enquanto saúde mental. Costumamos convidar pacientes e familiares, os grupos, para que ele possam entender o que é esse adoecimento”, enfatiuzou.

SOBRE JANEIRO BRANCO

O Janeiro Branco é um movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. O seu objetivo é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à Saúde Mental dos seres humanos. Janeiro, o primeiro mês do ano, inspira as pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas, das suas relações, dos sentidos que possuem, dos passados que viveram e dos objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia. Janeiro é uma espécie de portal entre ciclos que se fecham e ciclos que se abrem nas vidas de todos nós. A cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar folhas ou telas em branco sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e as quais desejamos concretizar.

Veja as imagens:

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias