Destaque

Lula passa por duas cirurgias e está internado em hospital de Brasília

Procedimentos feitos nesta sexta (29) para tratar artrose no quadril direito e retirar excesso de pele das pálpebras duraram cerca de 2h30

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve ficar internado até a próxima terça-feira (3) em um hospital particular em Brasília. Após esse período, ele segue para o Palácio da Alvorada. Nesta sexta (29), ele fez dois procedimentos. O primeiro, chamado de artroplastia, serviu para tratar a artrose no quadril direito, enquanto o segundo, nomeado de blefaroplastia, tinha o objetivo de remover o excesso de pele das pálpebras.

De acordo com a equipe médica, ambas as cirurgias transcorreram dentro da normalidade. O período total de recuperação será de cerca de um mês. O custo dos procedimentos não foi informado pela equipe médica, mas o R7 apurou que ambas as cirurgias foram pagas pelo convênio de saúde de Lula.  

Presidente Lula – Reprodução TV Brasil   

“O procedimento ocorreu sem intercorrências. O presidente já se encontra acordado, indo para a recuperação pós-anestésica. Nas próximas horas o presidente irá para o apartamento, um quarto, não necessitando de semi-intensiva nem UTI, um quarto normal. Ele está já acordado, conversando. Foi sem intercorrência. Deverá ficar internado nos próximos dias”, afirmou o médico pessoal de Lula, Roberto Kalil, nesta sexta.

A artroplastia começou às 12h e terminou às 13h13. Já a blefaroplastia teve início às 15h e foi encerrada às 16h16. Em uma conta média, as cirurgias duraram cerca de duas horas e meia. Na sala de cirurgia estavam presentes sete profissionais — três anestesistas e um assistente, além de Roberto Kalil (médico pessoal do presidente), Ana Helena Germoglio (médica da Presidência da República) e Giancarlo Polesello (médico-chefe da cirurgia).

Os médicos explicaram também como será a recuperação de Lula. “A fisioterapia a gente tenta iniciar o mais rápido possível. Logo que acorda, retoma a consciência, ensinamos exercícios ativos e passivos no leito. Depois, conforme vai melhorando a dor, outros exercícios são ensinados, e vamos evoluindo [no quadro]. Ao ponto em que de três a quatro semanas é esperado que tenha boa cicatrização dos tecidos operados e que esteja andando com carga total e equilíbrio suficiente para ter independência nas atividades do dia a dia”, informou Polesello.

A intervenção era recomendada pela equipe médica, mas Lula vinha adiando a operação desde o fim do ano passado. Em diversas ocasiões, o presidente, de 77 anos, reclamou de dores.

Durante o período, o vice-presidente, Geraldo Alckmin, não vai assumir de forma interina a Presidência da República, segundo fontes ligadas ao Palácio do Planalto. A possibilidade chegou a ser discutida pelo governo, mas foi descartada, porque o vice pode tomar decisões caso ocorra algum episódio que imponha uma ação presidencial imediata.

Fonte: R7

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias