MunicípiosPiauí

Inmet: primeira quinzena de fevereiro terá chuvas intensas no Piauí

Nos primeiros 15 dias deste mês, o tempo ficará instável e com possibilidade de pancadas de chuva em grande parte do centro-norte do Nordeste devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema causador de chuva no semiárido nordestino, e o padrão dos ventos em altos níveis da atmosfera.

A ZCIT deverá favorecer o aumento de umidade e, consequentemente, a formação de nuvens, especialmente no Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, estados onde as chuvas dos últimos dias foram bastante isoladas. Já no Maranhão, Piauí e Ceará, elas estão mais intensas e deverão permanecer assim.

Entre os dias 6 e 10 de fevereiro, a interação da ZCIT com o fluxo dos ventos em altos níveis da atmosfera (presença de Vórtice Ciclônico de Altos Níveis – VCAN) também vai provocar chuvas mais intensas no semiárido dos estados citados, assim como no litoral leste, desde o Rio Grande do Norte até Pernambuco, principalmente.

As figuras 1a e 1b abaixo mostram o aumento de umidade na camada atmosférica (chuva) na região Nordeste entre os dias 3 e 10 deste mês. Tal configuração, associada às análises de outras variáveis meteorológicas e, também, de diversos modelos, indica a possibilidade de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas/raios e rajadas de vento, principalmente, no interior da região.

FOTO: INMET

Fonte: 180graus

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias