Municípios

Município do interior do Piauí tem madrugada fria e registra temperatura de 14°C; saiba onde foi!

Os moradores de Alvorada do Gurguéia, no Sul do Piauí, passaram uma madrugada bem fria entre quinta (22) e sexta-feira (23). A cidade registrou a menor temperatura do Piauí: 14,2°C de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A temperatura foi uma das menores registradas no ano.

Além de Alvorada, outras12 cidades do Piauí, entre elas a capital Teresina, registraram temperaturas abaixo dos 20°C:

Alvorada do Gurguéia: 14,2°C
Oeiras: 15°C
Picos: 16,4°C
Castelo do Piauí: 16,6°C
Angical do Piauí: 16,9°C
Valença do Piauí: 17,1°C
São João do Piauí: 17,3°C
Bom Jesus do Piauí: 17,6°C
Uruçuí: 18,3°C
Canto do Buriti: 18,4°C
Floriano: 19,3°C
Teresina: 19,6°C
Paulistana: 19,8°C

Por outro lado, as cidades têm apresentado umidade muito baixa, o que causa temperaturas altas durante o dia. A previsão máxima para Alvorada do Gurgueia, por exemplo, é de 34°C.

Os ventos mais fortes nessa época também contribuem para as grandes diferenças de temperaturas entre a tarde e a noite. Em Alvorada, foram registradas rajadas de 43km/h, por volta do meio-dia de quinta-feira (22).

Segundo o climatologista da Defesa Civil do Piauí Werton Costa, o ar seco e a falta de nuvens sobre o estado causam um fenômeno chamado “radiação de retorno”.

“Essas mínimas são muito comuns nesse período. Temos uma condição de ar mais seco e pouca cobertura de nuvens. Sem a nebulosidade, acontece a radiação de retorno: boa parte da energia absorvida durante o dia é liberada de volta para o espaço durante a noite” explicou Werton.

Ainda segundo o Inmet, apenas a região Norte do Piauí deve ter chuvas nesta sexta (23). No restante do territórios, o tempo segue firme com calor e umidade baixa no meio da tarde.

Fonte: g1 Piauí

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias