DestaqueGeral

Musculação queima mais gordura do que cardio, diz estudo de Stanford

Estudo com diabéticos mostrou que a musculação é mais eficiente para queimar gordura, pois a massa magra tem maior exigência energética

Uma nova pesquisa da Universidade de Stanford aponta que fazer musculação é melhor para queimar gordura e controlar o açúcar no sangue do que manter uma rotina de exercícios cardiorrespiratórios.

Publicada na edição de outubro do jornal científico Diabetologia, a pesquisa contou com 186 indivíduos com diabetes tipo 2. Eles tiveram seus indicadores de saúde acompanhados ao longo de nove meses para avaliar os efeitos dos exercícios físicos no funcionamento do corpo.

A diabetes, além de aumentar o açúcar em circulação no corpo, facilita o acúmulo de gordura, por isso os médicos escolheram pacientes com a condição para avaliar a forma mais eficiente de se perder a gordura corporal.

Os treinos de cardio trazem vários benefícios, mas a musculação é mais eficiente em queimar gordura – Getty Images

Resultados comparados

Os participantes foram divididos em três grupos: alguns faziam apenas treinos de musculação, outros exclusivamente cardio e os demais mantinham uma rotina que combinava cardio e musculação.

Nos treinos de musculação, os participantes eram incentivados a malhar pernas e braços três vezes por semana, enquanto os de cardio deviam usar a esteira ou a bicicleta ergométrica em igual periodicidade.

Apenas os voluntários que fizeram exclusivamente treinos de força tiveram aumento de massa magra no corpo; eles também apresentaram melhores índices de controle do açúcar no corpo.

Além de não ganhar massa magra, os que fizeram exclusivamente treinos de cardio não conseguiram manter os níveis de açúcar do sangue sob controle por muito tempo.

A musculação ajuda a formar mais massa magra no corpo, o que leva à diminuição da gordura corporal – Jose Luis Pelaez Inc/Getty Images

Não compensa fazer cardio?

Os pesquisadores destacam que fazer cardio não é ruim, inclusive nas medições dos primeiros meses tinham resultados equivalentes aos da musculação, mas, ao seguir com a prática, os treinos de força foram os que conseguiram melhores resultados para diminuir a quantidade de gordura do corpo.

Embora a musculação não queime tantas calorias como um treino de cardio, ela cria massa magra, cuja exigência energética é maior para ser mantida. Ainda assim, para os médicos de Stanford, fazer cardio compensa especialmente nas primeiras fases em que há emagrecimento mais acentuado.

Fonte: Metrópoles

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias