Picos

Valor da passagem de van tem aumento de 10,2% na região de Picos

Em março, a população brasileira sofreu um novo “baque” com mais um reajuste nos preços de combustíveis (gasolina e diesel). O litro de gasolina, por exemplo, teve um aumento de 19% chegando quase à $ 8,00 (oito reais). Em razão dessa realidade, o valor da passagem cobrado pelo transporte intermunicipal também foi reajustado em 10,2% na região de Picos.

O aumento da passagem foi fixado pela Secretaria de Transportes do Estado do Piauí- SETRANS, em Portaria divulgada no dia 29 de março.

– Confira aqui a Portaria!

O presidente da Cooperativa dos Condutores Autônomos de Veículos de Passageiros da Macrorregião de Picos (Coocavepi), Edimar Lima, destacou que devido ao aumento recorrente no preço de combustíveis, a organização já vinha pleiteando uma correção no valor da passagem.

Presidente da Cooperativa dos Condutores Autônomos de Veículos de Passageiros da Macrorregião de Picos (Coocavepi), Edimar Lima – Foto: Paula Monize

“Esse reajuste já é defasado, até porque foi reajustado até 2021, sendo que os primeiros três meses desse ano já tivemos um aumento de mais de 10%. Então continuamos ainda desfasados mesmo com esse novo reajuste, mas já é um grande valia para pelo menos diminuir um pouco mais os custos que nós estamos tendo com o valor do combustível”, afirmou o presidente.

Edimar Lima explicou que os motoristas de vans tem buscado alternativas para não perder passageiros. Uma delas é o transporte de encomendas, diminuindo os custos para as pessoas que se utilizam do sistema.

“Hoje muitos donos de vans transportam encomendas, até porque o custo é muito alto para a pessoa vir de cidades distantes pagando passagens. Normalmente, a pessoa entrega a encomenda ao motorista que leva ao seu destino, evitando o deslocamento dessa pessoa. O preço desse serviço pode chegar até 10 reais” frisou.

Como fica o aumento para o consumidor?

O reajuste no preço de combustíveis afetou vários setores da economia, ocasionando dificuldades para os consumidores que passam a ter maiores gastos ao se locomoverem.

O gerente de um posto de combustíveis da região de Picos, Gustavo G., disse que o aumento dos valores referentes à gasolina impacta tanto os postos de gasolina quanto os consumidores. Gustavo ainda pontuou que a demanda acaba diminuindo.

 “Algumas pessoas diminuem o consumo pelo valor ser mais alto, passam a não abastecer com frequência, pra ter um lazer a mais, para visitar a casa de parentes nos fins de semana e acaba abastecendo só mesmo o necessário” afirmou o gerente.

O aumento é sentido também em que utiliza o transporte intermunicipal. O Folha Atual realizou uma pesquisa prévia para verificar o valor da passagem de van. Na cidade de Monsenhor Hipólito as passagens que antes eram $18,00 agora passam a ser $ 20,00. Já o município de Valença teve um aumento de $25,00 para $ 30,00, enquanto Alagoinha subiu de $ 16,00 para $ 20,00.

A estudante Micaela Lima, faz uso dos meios de transportes e disse ver algumas dificuldades após o aumento das passagens. “Quando eu preciso ir a um lugar muito longe, acabo desistindo já que os preços da passagem estão muito altos e fico sem dinheiro”, enfatizou a estudante.

Esdutante Micaela Lima – Foto: Reprodução/ Instagram

Gilmar Araújo trabalha para a prefeitura de Caldeirão Grande no Piauí e por utilizar vans como meio de trabalho, disse que os preços da gasolina estão muito altos. Ele disse que conhece pessoas que trabalham com transportes de passageiros e que não teria como manter os valores das passagens.

“Todos os preços estão subindo, isso é muito ruim para a população, eu não trabalho com passageiros, mas muitos dos meus colegas de trabalho que buscam passageiros falaram sobre os aumentos de passagens, não tem como vir a Picos com o preço que estava antigamente, não daria de ganhar nada, só colocar o combustível” afirmou Gilmar Araújo.

Fonte: Folha Atual, por Renata Arrais, estagiária da UESPI, sob revisão de Paula Monize

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias