DestaquePiauí

Rocha com formato do mapa do Piauí chama a atenção no estado

PPN-IMG-2d37f259cabbe684855b.jpg
FOTO: REPRODUÇÃO

Uma rocha com formato semelhante ao mapa do Piauí foi registrada por guias turísticos na localidade Areias, no município de Castelo do Piauí, a 189 km de Teresina.

A curiosa formação rochosa não é a única “escultura” diferenciada na cidade, que possui em sua geografia formações rochosas esculpidas pelo tempo e vento com formatos diversos.

Os vídeos gravados pelos guias turísticos mostram uma área repleta de rochas com uma que chama a atenção, uma imagem quase idêntica ao mapa do Piauí, esculpida pelo tempo.

Ao g1, o guia turístico Roberto Sousa, responsável pelas imagens, contou que a rocha curiosa foi descoberta há um tempo, mas ainda é pouco conhecida na região.

“Um guia amigo meu encontrou essa rocha com o formato do mapa do Piauí há um bom tempo. Apesar de interessante, ela ainda não é tão conhecida pelo público. Já levei algumas pessoas para visitar, mas ela ainda não é uma grande atração. Espero que fique mais famosa”, disse o guia.

Na comunidade Picos dos André, em Castelo do Piauí, é possível encontrar curiosas formações rochosas e mais de 50 sítios arqueológicos catalogados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Mirante das Tartarugas em Castelo do Piauí — Foto: Reproducão
Mirante das Tartarugas em Castelo do Piauí — Foto: Reproducão

O topo do Mirante das Tartarugas tem uma vista panorâmica de todas as formações rochosas da região do Picos dos André. Em sua estrutura de rocha sedimentar ela se transforma ao longo de milhares de anos de acordo com a temperatura, ação dos ventos e força das águas.

Ao g1, o geógrafo Eric Melo apontou que as formações rochosas encontradas no Piauí possuem textura e formações semelhantes devido aos tipos de rocha e pelas variações das condições climáticas (temperatura, chuva, vento, umidade, seca…), os chamados processos intempéricos.

“As rochas dessa área são sedimentares, oriundas da deposição de sedimentos muito antigos que foram se solidificando pelo tempo e pressão das camadas superiores e ganhando essa resistência que identificamos ser rochosa”, explicou o geógrafo.

Eric explicou ainda que essas rochas são permeáveis e possuem baixa resistência aos processos intempéricos, por isso eles acabam moldando-as de formas diferenciadas, diferente de outros tipos de rochas, mais comuns, que são moldados de maneira mais uniforme.

“É importante destacar que essas rochas são frágeis e o processo de intemperismo é constante. Com o passar dos anos, essas rochas vão sofrer outras modificações. A ação humana pode acelerar e destruir as feições que conhecemos hoje”, completou o geógrafo.

Fonte: g1 Piauí

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias