Pio IX

Prefeitura de Pio IX atende mulheres com serviços de beleza e disponibiliza exames preventivos gratuitos alusivos à campanha Outubro Rosa

Prefeitura de Pio IX atende mulheres com serviços de beleza e disponibiliza exames preventivos gratuitos

A Prefeitura de Pio IX, através da Secretaria de Saúde, junto à Secretaria de Ação Social, realizou nos dias 22, 23 e 24 de outubro, um mutirão de ações alusivas à campanha Outubro Rosa.

O Outubro Rosa é uma campanha realizada durante todo o mês de outubro com a intenção de alertar não apenas as mulheres, mas a sociedade como um todo, sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo do útero.

Prefeito Silas Noronha esteve acompanhnado as ações de perto

A referida campanha ao longo dos três dias mobilizou mulheres de todo o município com diversos serviços de saúde e beleza como consulta de enfermagem, avaliação nutricional, cortes de cabelo, sorteios de brindes, aferição de pressão arterial, exames preventivos, além de aconselhamento psicológico e mamografias.

O secretário Francisco Erdiumar Vieira, o Babá, elencou as diversas ações e disse que a campanha foi um sucesso de público e organização.

Francisco Erdiumar Vieira, o Babá

“Realizamos 150 exames de prevenção, e agora estamos terminando de realizar mais 150 exames de mamografia. Durante a programação nós entregamos 45 tablets, um para cada Agente Comunitário de Saúde. Equipamentos adquiridos com recursos próprios do município. Também durante a programação houve sorteio de brindes, lanches e oferecemos os serviços como corte de cabelo, escovas para as mulheres presentes que estavam previamente cadastradas”, declarou o secretário.

Todo o trabalho, segundo Francisco Erdiumar Vieira, foi graças ao apoio incondicional do prefeito Silas e ao empenho da equipe de servidores das secretárias de Saúde e Ação Social.

“Quero agradecer ao prefeito Silas Noronha, quero agradecer também à Secretaria de Assistência Social que participou com a gente, uma força muito grande, através da Secretária Fernanda Noronha. Agradecer toda nossa equipe de coordenação e organização do evento. E dizer que isso só nos torna cada vez mais fortes para trabalhar pelo povo de Pio IX”, completou.

Para a aposentada, Auri Brasilina, a campanha Outubro Rosa em Pio IX chamou a atenção dos moradores pelo fato de ofertar serviços de saúde e também de beleza.

Aposentada, Auri Brasilina

“Eu vim aqui hoje cuidar da minha saúde e no final quero cuidar da minha beleza. Porque a gente tem que ser saudável e chique”, brincou a aposentada.

A agricultora Catarina Adelina reconheceu a importância da prevenção e disse que é a campanha chegou no momento certo.

Agricultora, Catarina Adelina

“A prevenção é muito importante porque eu já perdi vizinha por causa do câncer de mama. E a gente tem que se prevenir. E aqui hoje é o momento. O médico já havia me pedido fazia uns três meses e eu esperei pôr a campanha”, declarou.

Para Dona Devanir, que acaba de vencer o câncer, o Outubro Rosa é uma oportunidade de descobrir a doença na fase inicial e assim começar o tratamento com mais chances de cura.

Dona Devanir venceu o câncer

“Eu sei bem quanto custa um câncer. É um tratamento agressivo, é muito sofrimento. Tem que ter esperança e fé. Porque é uma doença que leva à morte, se não tratar a tempo. E o Outubro Rosa é isso, uma oportunidade de você fazer o exame e se você estiver, você terá a chance de se curar”, alertou a aposenta.

Veja o vídeo:

Veja as imagens:

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias