Municípios

No Piauí, agricultor colhe raiz de mandioca de 14 kg

No Piauí, agricultor colhe raiz de mandioca de 14 kg

Há aproximadamente dois anos, o agricultor Ângelo Martins Rodrigues ganhou destaque nacional por um grande achado. Há época, o portal folhadeoeiras destacou o agricultor oeirense ter colhido uma raiz de mandioca pesando 10 kg e medindo 70 centímetros.

Pois bem, a notícia agora, é que o aposentado não só repetiu o feito como conseguiu uma raiz ainda maior do que a anterior. ‘Seu Ângelo’ acaba de colher uma mandioca que pesada recentemente alcançou 12 kg, porem como já estava com vários dias de colhida e ter perdido peso, esta deveria possuir entre 13 kg e 14 kg aproximadamente, medindo 80 centímetros.  O agricultor de 83 anos é morador da fazenda Várzea Branca, localidade Lagoa do Meio, zona rural de Oeiras.

No mesmo local onde a gigantesca raiz foi colhida, outros tubérculos com pesos variando entre 2 kg e 6 kg são facilmente encontrados no plantio do aposentado. A plantação está situada a quatro anos mesmo solo e, a cada colheita, bate um recorde atrás do outro.

Ângelo Martins contou ao folhadeoeiras que em outros tempos a colheita de raízes gigantes era muito comum. “Era uma época em que se plantava muito e os invernos eram muito bons. As primeiras chuvas começavam em setembro e seguiam até o mês de abril ou maio. Arrancávamos muita mandioca com raízes grandes, maiores do que essas”, disse o agricultor.

Toda essa fartura servirá de alimentação para o rebanho bovino criado na Fazenda Várzea Branca. Nesse período do ano, devido a estiagem e a consequente falta de pastagem leva o gado a sofrer com a escassez de alimentação balanceada.

Para o agricultor, o solo rico e a irrigação praticada na área são as razões para mandiocas tão grandes.

Fonte: Folha de Oeiras

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias