Destaque

13º SALÁRIO INSS: Nova data de pagamento disponível – Veja quem ainda recebe em 2023 

No Brasil, os meses de dezembro e janeiro são sempre muito celebrados devido às festas de fim de ano além das férias. No entanto, é uma época também de muitos gastos com colégios para as crianças, materiais escolares, além de despesas como IPTU, IPVA. Daí, o surgimento do 13 salário INSS.

Em sua própria natureza, o 13 salário INSS é também designado por abono natalino, visto que foi criado como uma parcela a mais ao ano para trazer alívio nas contas dos aposentados e pensionistas da Previdência Social.

Entenda sobre a importância do 13 salário INSS

Foto: Reprodução

Em síntese, o 13 salário INSS foi criado para trazer alívio nas finanças dos aposentados e pensionistas do INSS na época das festas de fim ano. Esses valores seriam devidos em duas parcelas, nos meses de agosto e novembro, assim, os aposentados podem contar com os valores no final do ano.

Nesse sentido, a parcela do décimo terceiro salário é reajustada conforme o salário mínimo vigente. Ou seja, o salário atual é de R$1320,00. E assim, os segurados que recebem o mínimo, irão receber de acordo com o mínimo.

No entanto, os segurados que recebem acima do mínimo, recebem reajustado de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Logo, as parcelas do décimo terceiro salário podem ser consultas pela plataforma Meu INSS.

Em suma, devido à importância dos valores do 13 salário do INSS, desde 2020, com a pandemia da Covid-19, os pagamentos estão sendo antecipados, para que os aposentados não tenham que esperar tanto para ter acesso aos valores.

Datas de pagamentos 13 salário INSS 2023

Em 2023, os pagamentos dos valores do décimo terceiro salário foram antecipados mais uma vez e já aconteceram. E os pagamentos foram realizados em duas parcelas em maio e junho, totalizando 30 milhões de aposentados que receberam.

Entretanto, existem segurados que começaram a receber o benefício após o mês de maio de 2023. Nestes casos, para que não possam ter prejuízos com a espera das próximas parcelas, irão receber os valores devidos em duas parcelas ainda em 2023.

Em suma, os valores da primeira parcela se dará até o dia 20 de novembro, enquanto o valor da segunda parcela se dará até dia 20 de dezembro.

13 salário INSS é uma forma de empréstimo?

Em síntese, o 13 salário INSS não é uma forma de empréstimo. Devido a própria natureza do abono natalino, a criação se deu para trazer alívio nessa época do ano, em razão das datas comemorativas, altos preços dos produtos.

Nesse ínterim, o 13 salário é um pagamento devido aos aposentados e pensionistas do INSS. No entanto, aqueles que recebem Benefício de Prestação Continuada não recebem, por se tratar de um benefício de natureza assistencial e não contributiva.

No entanto, vale destacar que, existem dois tipos de pessoas: de um lado, aquelas que recebem os valores do 13 salário INSS e gastam com festas e viagens e se esquecem das contas. De outro, aquelas que decidem poupar e investir parte do dinheiro ou quitar as despesas.

Na hora de receber os valores, lembre-se de ter uma boa visão de como está a sua vida financeira, para tomar as melhores decisões possíveis. Visto que, se afundar em despesas e também empréstimos, não é a melhor opção para os aposentados.

Em suma, os aposentados e pensionistas sempre têm dúvidas com relação ao pagamento do 13 salário e acabam se confundindo também com o 14 salário. Entretanto, em nada se confundem e o 13 salário segue sendo um abono natalino aos segurados.

Fonte: Jornal JF

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias