Municípios

No Piauí, trabalhadores sentam no chão à espera para sacar auxílio: ‘É a vida do pobre mesmo’, ‘humilhante’

Pessoas sentam no chão da rua para esperar entrar em agência da CEF em Teresina — Foto: TV Clube

Centenas de pessoas se aglomeraram novamente diante de agências da Caixa Econômica Federal em Teresina. Em uma agência do bairro Parque Piauí, na Zona Sul da capital do Piauí, a fila se estendeu mais de dois quarteirões. Por causa da demora no atendimento, muitos sentaram no chão da rua à espera para sacar o benefício ou alguma informação sobre o auxílio.

A fila começou a crescer desde as 6h da manhã. Imagens captadas pela TV Clube mostram as pessoas amontoadas na escadaria da agência, além de distribuídas pela longa fila. “Para ficar debaixo daquele sol não dá certo não. Essa aqui é a vida do pobre mesmo, que sofre. Há dois dias que venho para cá e não dá certo. Para mim, nunca vai dar certo”, relatou um autônomo.

“Já estou cansado, né? Ficaria em pé, mas não estou conseguindo”, disse um outro trabalhador. Debaixo do sol, muitos improvisaram com uma toalha na cabeça. “O sol está queimando as pernas”.

À espera para entrar na agência da CEF em Teresina trabalahdores sentam no chão  — Foto: TV Clube
À espera para entrar na agência da CEF em Teresina trabalahdores sentam no chão — Foto: TV Clube
Beneficiários do auxílio emergencial em Teresina — Foto: Teresina
Beneficiários do auxílio emergencial em Teresina — Foto: Teresina
Beneficiários do auxílio emergencial enfrentam sol forte — Foto: TV Clube
Beneficiários do auxílio emergencial enfrentam sol forte — Foto: TV Clube
Beneficiários improvisam para se proteger do sol  — Foto: TV Clube
Beneficiários improvisam para se proteger do sol — Foto: TV Clube

Os usuários reclamam da falta de informação para saber como conseguir seu auxílio. Alguns tiveram cadastro aprovado, mas têm dúvidas sobre a conta, onde o dinheiro não caiu. “A gente depende desse auxílio, estamos sobrevivendo de cestas básicas. É terrível, mas não é culta do povo. Eles deveriam facilitar de todas as formas”.

Outros ainda buscam regularizar documentação de cadastro. “Isso aqui é muito humilhante. Está um clamor, a gente não sabe… Ninguém diz nada, fica esse transtorno. Aí fala que tem que baixar o aplicativo”. “Já vim na Caixa três vezes e ninguém resolve”.

Houve até quem aproveitasse para vender água, álcool em gel e máscaras artesanais. “Eu vim por que as pessoas tem essa necessidade, né, de se protegerem com a máscara”, disse a dona Socorro Andrade, que esteve na fila da Caixa em Timon vendendo máscaras. “E aproveito e faturo um dinheiro também”, comentou.

Aglomeração diante da Caixa Econômica Federal em Timon, no Maranhão — Foto: TV Clube
Aglomeração diante da Caixa Econômica Federal em Timon, no Maranhão — Foto: TV Clube

Poupança Social

Caixa Econômica Federal informou que liberaria a partir desta segunda-feira (27) os saques para os trabalhadores que estão recebendo o Auxílio Emergencial do governo por meio da Poupança Social Digital.

Os trabalhadores poderão sacar o auxílio nos caixas eletrônicos e casas lotéricas de todo o país, sem a necessidade de usar um cartão. Porém, será preciso solicitar a retirada por meio do aplicativo Caixa TEM. Até o momento, não foi informada nenhuma outra forma de solicitar o saque.

Para evitar aglomerações, a Caixa estabeleceu o seguinte calendário para os trabalhadores sacarem, em espécie, o auxílio direto da poupança digital:

  • 27 de abril – para os nascidos em janeiro e fevereiro
  • 28 de abril – para os nascidos em março e abril
  • 29 de abril – para os nascidos em maio e junho
  • 30 de abril – para os nascidos julho e agosto
  • 4 de maio – para os nascidos em setembro e outubro
  • 5 de maio – para os nascidos em novembro e dezembro

Essa medida só é válida para as duas primeiras parcelas do Auxílio Emergencial creditadas da poupança digital. A Caixa ainda vai divulgar um novo calendário para a retirada da terceira e última parcela do benefício.

Fonte: G1-PI
Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias