MunicípiosPiauí

Casal de cães morre após ataque de abelhas no Piauí; idoso vivia sozinho com os animais

Um casal de cães morreu após sofrer um ataque de abelhas, na tarde de terça-feira (27), no bairro Santinho, em Barras, 128 km ao Norte de Teresina. O dono dos animais, um idoso que não teve o nome informado, tentava limpar o quintal de casa quando atingiu a enorme colmeia.

Ao g1, o socorrista Pedro Henrique, do Grupo de Resgate Voluntário (GAV) de Barras, relatou que o tutor dos cães limpava o quintal de sua residência quando bateu em uma estante e atordoou as abelhas abrigadas em um guarda-chuva sobre o móvel.

Abelhas-italianas atacam e matam cães em residência no Norte do PI — Foto: Grupo de Resgate Voluntário de Barras
Abelhas-italianas atacam e matam cães em residência no Norte do PI — Foto: Grupo de Resgate Voluntário de Barras

“O tutor levou ferroadas no braço e no rosto e, no desespero, correu e esqueceu de soltar os cães, que estavam presos para não fugirem enquanto o dono limpava a casa”, explicou o voluntário.

Após o ataque, o macho morreu antes da chegada dos socorristas, enquanto a fêmea resgatada com vida faleceu pouco depois.

Os socorristas do GAV fizeram fumaça para dispersar as abelhas e evitar um novo ataque, além de orientarem para ninguém se aproximar do quintal. A equipe retirou os cachorros da casa, mas um deles já estava morto devido às ferroadas.

“Pedimos ao tutor que levasse a cadela à clínica veterinária, mas ela não resistiu e morreu. Ele está desolado, pois os cães eram sua única companhia”, lamentou Pedro. Apesar do ataque e do luto, o dono dos cachorros passa bem.

À noite, o GAV retornou à residência e esperou as abelhas se reunirem novamente para remover o enxame e soltá-las em um local de preservação ambiental, longe de áreas residenciais.

Cuidados em casos de ataque de abelhas

Segundo o voluntário, as abelhas não atacam humanos sem motivo, mas geralmente o fazem como forma de defender a abelha-rainha.

“Não mexa no ninho. Acione socorristas com equipamento de proteção adequado para levá-las a um lugar seguro”, ressaltou.

O socorro pode ser solicitado acionando o Corpo de Bombeiros, por meio do 193, e do Batalhão de Polícia Ambiental, pelo 190. Outra recomendação é evitar movimentos bruscos, pois os insetos são bastante sensíveis ao barulho.

Os moradores de Barras podem acionar o GAV para remoção de abelhas e animais peçonhentos, como cobras e escorpiões, bem como auxílio em acidentes e alagamentos.

  • GAV de Barras: (86) 99567-4858

Fonte: g1

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias