DestaqueGeral

Notícias do Trecho: Termelétrica instalada em Caucaia abrirá 3 mil vagas de emprego

Imagens da Termoelétrica do Pecém, já em operação. FOTO: GTel

A nova Usina Termelétrica UTE Portocem, que será erguida no município de Caucaia, na região que compreende o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), terá investimento de R$ 6 bilhões (podendo ser fracionado ao longo dos anos) e abrirá oportunidade para 3 mil vagas de emprego direto.

A iniciativa é da empresa Portocem Geração de Energia S.A. “A mão de obra local para construção do projeto da termelétrica está assegurada”, ressalta o diretor do projeto Eduardo Cruz.

Quando estiver em operação as unidades do empreendimento terá potência de geração de 2.189,6 MW. O projeto é composto pelas UTEs Portocem I, Portocem II e Portocem III. Na primeira, são 1,047 MW. Os eixos II e III possuem respectivamente 571,3 MW de capacidade de geração. A unidade ficará localizada 13 quilômetros do Porto do Pecém, na área que seria instalada à refinaria premium da Petrobras, na rodovia CE 155, km 8, na área não alfandegada da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), no CIPP, dentro do município de Caucaia.

Para operar a nova termelétrica terá uma estação de captação de água do mar. Evitando o consumo de água doce dos rios, lagoas e poços. Desta forma, poupado, por exemplo, o Lagamar do Cauípe e a exploração da bacia subterrânea de água das dunas do Cumbuco.

A termoelétrica de Caucaia terá capacidade geradora projetada para suprir a demanda de 80% de toda energia elétrica consumida no Estado do Ceará. Será uma das maiores da América Latina e do mundo.

Fonte: Jangada Online

Comentários Facebook

Artigos relacionados

Fechar
Fechar