Municípios

‘Profetas da chuva’ preveem um bom inverno 2020 no Piauí; assista o documentário

‘Profetas da chuva’ preveem um bom inverno 2020 no Piauí; assista o documentário

Um documentário sobre “Os Profetas da Chuva” acaba de ser disponibilizdo no You Tube.  São homens e mulheres simples, mas com um admirável saber popular. Eles fazem previsões baseadas no comportamento dos elementos da natureza.

O XII Encontro dos Profetas da Chuva aconteceu na comunidade Tapera dos Vital, no município de Pedro II, no dia 11 de janeiro, promovido pela Fundação Mandacaru.

São detalhes curiosos contados no vídeo, com produção de MW Mídia para o Discovery Lopes. É o primeiro vídeo lançado pelo Discovery Lopes, com apoio da MW Mídia. O cinegrafista e editor Weneson Melo e nosso repórter Moisés Lopes mostra os detalhes curiosos.

XII Encontro dos Profetas da Chuva aconteceu na comunidade Tapera dos Vital, no município de Pedro II – Foto: CF Mandacaru

No documentário os ‘Profetas da chuva’ preveem um bom inverno 2020 no Piauí. “Teremos chuvas de derrubar casas!”, prevê um dos profetas. “No mês de janeiro teremos estiagem e aí vai aparecer as lagartas”, disse outro.

Sobre o XII Encontro dos Profetas da Chuva

Com o objetivo de manter viva a sabedoria popular e valorizar a cultura do campo passada de geração para geração, o Centro de Formação Mandacaru realiza todos os anos o Encontro dos Profetas da Chuva, sempre após a primeira lua cheia de janeiro, uma das grandes experiências observadas por profetas e profetizas. Um encontro que reúne não apenas sábias pessoas que observam os sinais da natureza, como também reúne acadêmicos, professores/as, estudantes, técnicos e populares admiradores do movimento.

O ano de 2020 vai ficar registrado como o ano em que se teve a maior participação dessas sábias pessoas, foram ao todo 19 profetas, sendo 17 homens e 02 mulheres. Ao longo dos anos, o encontro tem se tornado o maior evento de sabedoria popular da região norte do Piauí.

Durante o encontro, os profetas tem a oportunidade de contar suas histórias de sabedoria, recitar cordéis, falar da plantação e produção da roça e o principal momento aguardo por todos, as previsões do inverno segundo os sinais da natureza observados por eles, o que eles perceberam nas plantas, nos ventos, na lua e nos pequenos animais sobre as chuvas nos próximos meses. Cada um apresenta o que se observou na natureza quanto a previsão das chuvas.

Assista o documentário abaixo:

Fonte: Piripiri Repórter e CF Mandacaru
Documentário: Discovery Lopes e MW Mídia

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias