DestaqueEntretenimento

Ator do interior do Piauí vai participar de Tarã, série do Disney+ com Xuxa e Angélica

O ator Josiel Costa, 31 anos, criado pelos avós paternos na zona rural do município de Dom Inocêncio, no semiárido piauiense, é um dos personagens da série Tarã, do Disney+. A previsão de estreia da série é para o segundo semestre de 2023.

A produção é protagonizada por Ywyzar Guajajara ao lado de Xuxa Meneghel, Angélica, Fafá de Belém e outros nomes conhecidos nacionalmente. Josiel Costa vai interpretar o personagem Curió, que ele mesmo descreve como “pra lá de divertido e enigmático”.


Josiel interpretando o personagem Curió (Foto: Stella Carvalho)

As gravações de Tarã foram finalizadas no dia 4 de outubro. A série é uma aventura fantasiosa sobre a lenda de um povo na Floresta Amazônica, sua profecia e seu legado de luta na defesa da natureza. Em Tarã, a Terra passa por desafios ambientais complexos e perigosos e apenas a personagem Gaia (Ywyzar Guajajara) pode salvá-lo.

O ATOR JOSIEL COSTA
Mas quem é Josiel de Souza Costa, o menino que cresceu no Piauí e se tornou ator? O intérprete do personagem Curió concedeu entrevista exclusiva ao Lupa1. Josiel nasceu em São Paulo, filho de pais piauienses. Contudo, com apenas 1 ano e seis meses passou a ser criado pelos avós maternos na localidade Curralinho, no município de Dom Inocêncio, a 610 km de Teresina.


Josiel com colegas na escola da Fundação Ruralista, em Dom Inocêncio (Foto: Arquivo/Gustavo Almeida)

Estudou na escola da Fundação Ruralista, na zona rural de Dom Inocêncio. Foi no mesmo povoado da escola, aos 7 anos, que ele viu pela primeira vez uma televisão. O ano era 1998 e a energia elétrica tinha acabado de chegar à comunidade. A primeira novela que assistiu foi “Era uma vez”, de Walter Negrão.

Aos 8 anos, passou a morar com tios na vizinha cidade de São Raimundo Nonato, mas sempre ia visitar os avós na zona rural de Dom Inocêncio. Sobre a infância no sertão do piauiense, Josiel diz ter bastante orgulho e fala com muito carinho de tudo que viveu.

Em dezembro de 2010, ele decidiu ir para São Paulo em busca do sonho de ser ator. Na capital paulista, estudou teatro na Escola Macunaíma e desde então buscou espaço para realizar o seu sonho. Hoje, não esconde a alegria ao dar um passo importante no início da carreira. Ao Lupa1, ele contou detalhes de tudo.


Sonho de ser ator vem desde a infância (Foto: Instagram/Josiel Costa)

Confira a entrevista:

Você é filho de piauienses e veio para o Piauí ainda criança. Como isso aconteceu?
Eu nasci em São Paulo, sou paulistano, acredite (risos). Como nasci com problemas respiratórios (asma, bronquite), os médicos, ao descobrirem que meus pais eram do Piauí, sugeriram que eu passasse um período com meus avós. Eles acreditavam que o ar era mais puro, não tinha poluição e eu me adaptaria melhor, minha formação imunológica ficaria mais forte e assim foi feito. Depois deles [meus pais] pensarem muito, acreditando que seria para o meu bem, deixaram eu ir. E foi aí que tudo se desenrolou. Ao todo, foram 19 anos no Piauí.

Pois fala um pouco sobre sua infância em Dom Inocêncio.
Minha origem no Piauí foi a mais genuína e enriquecedora que você pode imaginar. Foi aí no Piauí, no Nordeste, onde me criei, onde comecei a formar minha personalidade. Com uma base familiar muito forte, criado por avós, sempre tive as melhores ferramentas e diretrizes para ser quem sou hoje. Um povo muito batalhador, apaixonado pelas suas raízes, sua cultura e seus antepassados. E eu, como bom observador, peguei tudo isso e usei para ser o combustível na minha jornada. Em Dom Inocêncio foi o princípio de tudo, a alfabetização, o contato com o mundo.

Como surgiu a paixão pelas artes?
Isso é bem louco, porque geralmente temos uma referência na família ou algo assim, sobre a escolha de determinada profissão. No meu caso, nenhuma. Ninguém sabia o que era arte, muito menos o universo artístico ou como se chegava até ele. A primeira vez que assisti uma televisão na minha vida, fiquei encantado. Foi na casa da tia Belinha e do tio João de Deus, tios de segundo grau. Poucas pessoas tinham acesso a televisão naquela época [a energia elétrica tinha acabado de chegar]. Assisti “Era uma vez”, novela das 18h, do Walter Negrão. Eu queria entender como funcionava tudo aquilo, como aquelas pessoas conseguiram entrar dentro daquela caixa brilhante, imaginação de criança (risos). Fiquei em êxtase. Conforme eu ia crescendo, eu queria saber mais sobre novelas, filmes. Em 2010 decidi que era tudo ou nada. Pensei e vim para São Paulo em busca desse sonho. E hoje vejo que foi necessário para tudo isso acontecer.


Ator com colegas durante gravações de Tarã (Foto: Instagram/Josiel Costa)

Em São Paulo você fez algum curso nessa área da dramaturgia?
Sim, estudei no Teatro Escola Macunaíma, aqui em São Paulo. No Nordeste ainda é bem escasso de arte, teatros, escolas de teatro, etc. Mas sempre tive dois mestres que me ouviam e me aguçavam nesse sonho. Não posso esquecer do radialista Gercílio Magalhães e da empresária Miranda, de São Raimundo Nonato. Pessoas que sempre me apoiaram.

E como aconteceu a sua seleção para a série Tarã?
Tudo aconteceu muito rápido. Um belo dia estava em casa e a minha booker [profissional que faz contatos para seleção de artistas] me mandou mensagem informando que estava 96% de chances de eu estar no elenco de uma série e que seria para uma plataforma de streaming famosa. Tentei não dar muitas expectativas, afinal, sabe como é o meio artístico. São testes, testes e testes. Mas achei engraçado a forma como ela brincou. Já era 96% de aprovação, só faltava os 4% (risos). Uma semana depois ela entra em contato comigo informando que de fato eu estava no elenco. Confesso que até agora não sei se minha ficha caiu. Na hora nem esbocei reação, fiquei estático.

Sobre o personagem Curió. O que ele retrata? Como será o Curió?
A série em si é com a temática de magia, fantasia. Porém, com uma utilidade social e pública muito grande, pois falamos sobre a preservação da Amazônia, os riscos dos desmatamentos e por aí vai. O Curió retrata um pouco da vontade de querer, vencer na vida, sobre desejos, frustrações e claro, consequências. Coisas que temos dentro de cada um de nós. Diria que ele vai criar bastante confusão (risos). Ainda não posso falar muito.


Josiel vive o personagem Curió, em Tarã (Foto: Stella Carvalho)

Você chegou a estar com alguns dos grandes artistas, atores famosos nacionalmente?
As gravações já se encerraram. Estávamos gravando desde a primeira quinzena de julho, mas por uma questão contratual não podíamos dar muito spoiler. Não era permitido postar nada. Sobre os outros artistas, sim, é surreal. Artistas que até então eu admirava na TV, de repente, estavam ali almoçando a conversando comigo. Coisa de louco.

Uma mensagem para o Piauí…
Quero agradecer o enorme carinho de todos. Piauí, terra querida. Amo meu Nordeste, minha base, minha família, minha cultura. Só tenho a agradecer.

Fonte: Lupa 1

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias