MunicípiosPiauí

Onças invadem propriedades e devoram mais de 100 animais em cidade do Piauí

Criadores de animais estão bastante preocupados com o crescente ataque de onças que estão acabando com os suínos, caprinos e ovinos na zona rural do município de Domingos Mourão, região Norte do Piauí.

Em vídeo enviado ao Meio Norte.com, o professor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Matias Sales, conta que a situação na região está insustentável, com prejuízo financeiro gigantesco, já que mais de 100 animais já foram devorados pelos felinos em um período de 3 meses.

FOTO: REPRODUÇÃO

“Estamos aqui com o Damião, meu vizinho aqui da Fazenda Tamburil. Ele é criador de caprino também a 800 metros da minha propriedade. No dia 2 de julho de 2023, ele tinha um rebanho de 63 animais e agora ele tem apenas 30 animais. O restante foi devorado pelas onças”, narrou o criador.

Ele pediu ajuda da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e de pesquisadores para resolver o problema.

“Precisamos de ajuda para resolver isso, não sabemos a solução, mas vamos ter que manter os animais presos. Só que isso tem um custo muito alto de alimentação. Provavelmente vamos ter que vender os rebanhos”, afirmou Matias Sales.

O criador falou ainda que acredita que as onças estão migrando da mata para as propriedades rurais devido ao desmatamento na região para a implementação de energia solar e eólica.

Fonte: Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias