Destaque

Bolsa Família vai BLOQUEAR beneficiários com irregularidades em 2024; veja se você está na LISTA

O Bolsa Família encerrou os pagamentos de 2023 na última semana e muitas pessoas já estão se perguntando como será o benefício em 2024. Dúvidas com relação ao cadastro, novos valores e datas são as mais comuns.

Por outro lado, o Governo Federal já antecipou que, em janeiro, vai realizar cortes dos inscritos que possuem o CPF irregular e que não se adéquam às regras do programa.

A seguir, entenda melhor como vão funcionar as regras para corte do Bolsa Família e veja também como evitar cair na lista dos bloqueados.

Governo vai cortar Bolsa Família de beneficiários com CPF irregular

Governo vai cortar Bolsa Família de beneficiários com CPF irregular
Governo vai cortar Bolsa Família de beneficiários com CPF irregular. Imagem: Jefferson Rudy / Agência Senado

O Governo Federal, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) segue na força tarefa para evitar fraudes e golpes no Bolsa Família. Assim, já divulgaram que o próximo passo será bloquear o benefício de quem está com o CPF irregular.

Dessa forma, todos os beneficiários que estiverem com o CPF suspenso, com divergência de titularidade na Receita Federal ou mesmo com inconsistência de dados no CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal para Benefícios Sociais), terão o benefício bloqueado.

Mas após o bloqueio, o beneficiário poderá recorrer da decisão. Para isso, deverá regularizar a sua situação no prazo de até 6 meses. Caso contrário, poderá ter o benefício bloqueado definitivamente.

Como consultar se possuo irregularidades?

Os beneficiários do Bolsa Família que possuem irregularidades receberão o comunicado do Governo Federal. Para isso, o governo vai utilizar os aplicativos do Bolsa Família ou o da Caixa Econômica Federal.

No entanto, os inscritos também podem consultar a sua situação na internet, totalmente online. No site oficial da Receita Federal, é possível consultar a situação do CPF. Para isso, siga os seguintes passos:

  1. Primeiramente, clique na opção “Meu CPF”, na página inicial da Receita Federal;
  2. Depois, role a tela para baixo e clique na opção “Consultar CPF”;
  3. Na sequência, selecione o botão verde “Iniciar”;
  4. Por fim, digite o seu CPF e a data de nascimento nos campos indicados. Valide o Captcha e clique em “Consultar”.

Após seguir os passos acima, se abrirá uma nova página com todas as informações do seu CPF, indicando se ele está regular ou não. Caso tenha irregularidades, é possível atualizá-lo na própria plataforma.

Atenção às regras para não perder o Bolsa Família!

Além do CPF irregular, muitos beneficiários do Bolsa Família podem correr o risco de perder o benefício por questões simples que podem passar desapercebidas. A primeira delas é a falta de atualização do CadÚnico.

Quem recebe o Bolsa Família deve atualizar o CadÚnico quando houver alguma mudança nos dados familiares ou a cada dois anos, o que ocorrer primeiro. A atualização deve ser feita pelo responsável familiar no CRAS mais próximo da sua residência.

Além disso, o que também pode ocasionar a perda do benefício é o não cumprimento das condicionalidades do Bolsa Família. Trata-se de regras que os beneficiários que já recebem devem cumprir para a manutenção do benefício. Confira quais são:

  • Crianças, adolescentes e gestantes devem realizar a atualização da caderneta de vacinação;
  • Crianças entre 4 e 5 anos deverão ter frequência escolar mínima de 60%;
  • Crianças a partir de 6 anos deverão ter frequência escolar mínima de 75%;
  • Gestantes devem fazer o pré-natal;
  • Mulheres e crianças de até 7 anos devem realizar o acompanhamento nutricional.

Como fazer o cadastro no Bolsa Família 2024?

Para ingressar no Bolsa Família, o responsável familiar deve fazer a inscrição no CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal para Benefícios Sociais). Isso porque esse sistema é a porta de entrada para todos os benefícios assistenciais do Governo Federal.

Além disso, também é necessário ter renda mensal per capita de até R$ 218. Isso significa que, ao somar a renda de todas as pessoas que moram na mesma casa e dividir pelo número de integrantes, este deve ser o resultado final.
Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias