Municípios

Operação apreende carne imprópria para consumo em cidade do Piauí

Continuando a operação deflagrada na semana passada, o Procon Oeiras em conjunto com a Vigilância Sanitária e o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), apreenderam mais 10 kg de carne sem origem comprovada e descartada.

Na semana passada foram apreendidos 60 kg de carne imprópria para consumo e encontrados supermercados e frigoríficos fora dos padrões higiênico-sanitários. Foram encontradas em uma câmara fria insetos, ferrugem, mofo, sujeira e até mesmo lixo na parte interna.

    Divulgação

Desta vez, a fiscalização foi direcionada para os restaurantes, espetinhos e bares em toda a cidade. Durante a ação funcionários dos três órgãos verificaram os padrões de higiene, armazenamento e a origem da carne.

O coordenador do Procon Oeiras ressaltou que diferente da semana passadas as condições de higiene e armazenamentos estavam adequadas.

“Todos os restaurantes e espetinhos que visitamos estavam com armazenamento e questão de higiene dentro do padrão. Só teve esse espetinho que a gente encontrou essa carne sem origem”, disse Docatte Rufino.

Inspeção Municipal

Desde 2017, o município de Oeiras dispõe do Serviço de Inspeção Municipal – SIM, que é responsável pelo controle da qualidade dos produtos de origem animal, monitorando e inspecionando a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização e certificando com selo de garantia carnes e derivados.

Entre os trabalhos desenvolvidos pela equipe do SIM está a verificação no ante mortem até o post mortem da carcaça dos animais, abatidos no Matadouro Municipal para animais de pequeno porte, local onde ocorre o abate regular de caprinos, ovinos e suínos, resguardando as medidas sanitárias necessárias para garantir carne saudável para a população oeirense.

    Divulgação

Fonte: Ascom
Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias