Municípios

“Doença do tatu”| Irmão de vítima recebe alta e amigo segue internado em UTI do Hospital Regional de Picos

O irmão do adolescente de 17 anos que morreu no último sábado (20) vítima da paracoccidioidomicose, conhecida como a “doença do tatu”, já está na residência dos pais na zona rural do município de Simões, a 426 km de Teresina. Ele estava em Teresina para a realização de exames após também contrair a micose sistêmica e voltou para casa, onde segue sendo observado. 

A informação foi repassada ao Meionorte.com pelo prefeito do município Zé Wlisses. O gestor informou que o adolescente de 14 anos fará uma nova avaliação daqui há 30 dias e ficará sendo observado de casa, caso sinta algum outro sintoma relacionado a doença do tatu. Além disso, um amigo deles ainda segue internado no Hospital Regional Justino Luz, em Picos, em uma semi UTI.

"Doença do tatu": Irmão de vítima já está em casa e amigo segue internado (Foto: Pixabay)
“Doença do tatu”: Irmão de vítima já está em casa e amigo segue internado (Foto: Pixabay)

“Ele está bem, está em uma sala semi intensiva no Justino Luz. O irmão do jovem que morreu voltou ontem para a casa dos pais, na zona rural de Simões. Ele tem algumas lesões, lesões nos pulmões, mas é coisa mínima. Só está internado esse outro, que é colega e andava mais eles. Foi história de caça, a verdade é essa, que é até proibido. Na verdade eles nem pegaram nada, só acharam o buraco e a doença do tatu”, disse o prefeito.

A associação da doença do tatu com o animal acontece porque o homem ao caçá-los, entram em contato com suas tocas, onde o solo pode estar contaminado pelo fungo. A doença não é transmitida por animais ao homem, nem é transmitida de uma pessoa para a outra. A transmissão é sempre pela inalação dos esporos que estão no solo contaminado (poeira que sai do buraco).

A pessoa infectada com a doença do tatu pode apresentar lesões na pele, tosse, febre, falta de ar, linfonodomegalia (ínguas ou landras), comprometimento pulmonar, emagrecimento, podendo, inclusive, manifestar a forma grave, levando a morte. 

Fonte: Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias