São Julião

SÃO JULIÃO: Veja como votou cada vereador sobre a cobrança da taxa de iluminação pública 

Veja como votou cada vereador sobre a cobrança da taxa de iluminação pública

Câmara de Vereadores de São Julião – PI, que tem como presidente o Vereador Edisaldo Carvalho da Rocha realizou nesta quinta-feira, 23 de dezembro, mais uma Sessão Ordinária. Com um grande número de populares presentes à Sessão, a ordem do dia pautava sobre a votação pela derrubada do veto total do prefeito ao PL que pedia o fim da Contribuição para Custeio da Iluminação Pública e a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2023.

Sobre a COSIP

Atualmente, os cidadãos sãojuliãoenses pagam a iluminação pública através de um imposto chamado Contribuição para Custeio da Iluminação Pública. Esse imposto vem na conta de energia elétrica do contribuinte com o nome de Cosip.

Em setembro deste ano, os parlamentares aprovaram por unanimidade um Projeto de Lei que pedia o fim do imposto, o PL, no entanto, foi totalmente vetado pelo executivo municipal alegando prejuízos nas despesas fixas da administração municipal.

Presidente Edisaldo Rocha

“Para derrubar o veto do prefeito municipal, a Câmara precisa de dois terços de seus membros, ou seja, dos 9 vereadores, a gente precisa de pelo menos 6 votos”; explicou o presidente Edisaldo Rocha, durante a sessão.

Para o advogado Rubens Filho, a Cosip em São Julião é executada de forma irregular, onde a grande maioria da população não deveria estar pagando tal imposto.

Assessor jurídico, Dr. Rubens Filho

“A empresa e o município era quem tinha que fazer a fiscalização. 80% da população de São Julião não deveria estar pagando a Cosip. Do jeito que está, é irregular! E nada impede de qualquer vereador propor um novo PL reparando tal irregularidade”, afirmou o assessor jurídico.

Ao ser colocado em votação, no entanto, o resultado ficou em 5 a 4, e a Câmara não conseguiu o quórum necessário para a derrubada do veto do prefeito municipal. Com isso, a população sãojuliãoense continuará pagando a taxa de iluminação pública.

Veja abaixo como votou cada vereador!

Edisaldo – fim da cobrança
Né Rocha – fim da cobrança
Renaldinho – fim da cobrança
Guaraná – fim da cobrança
Tico – fim da cobrança
João Neto – continuidade da cobrança
Acelino – continuidade da cobrança
Gracieuda – continuidade da cobrança
Júnior Rocha – continuidade da cobrança

SÃO JULIÃO: Veja como votou cada vereador sobre a cobrança da taxa de iluminação pública

 Sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA)

Ao final da Sessão ainda, a Câmara de Vereadores de São Julião – PI aprovou, desta vez por unanimidade, a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2023. O texto prevê os gastos da administração pública oriundos de recursos do Tesouro Municipal e de recursos externos para o próximo ano. O documento é elaborado pelo executivo municipal e faz previsão de recursos financeiros para ações dispostas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelecendo receitas e despesas a serem realizadas em 2023.

Segundo o presidente Edisaldo Rocha, a Câmara de Vereadores de São Julião – PI entra em recesso e deve retornar as atividades somente no dia 1º de janeiro de 2023, por ocasião da Sessão Solene de posse da nova Mesa Diretora para o biênio 2023/2024.

Veja as imagens:

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias