Municípios

Cidade do Piauí registra chuva de granizo e surpreende moradores; veja vídeo

Cidade do Piauí registra chuva de granizo e surpreende moradores

Uma forte chuva de granizo caiu na tarde desta terça-feira (1º) em Luzilândia, Norte do Piauí. De acordo com o meteorologista Werton Costa, um Vórtice ciclônico de altos níveis (Vcan) estaria atuado sobre o estado e provocou o fenômeno.

Em pouco mais de uma hora de chuva, Luzilândia acumulou 31,6 milímetros. Já nas últimas 24 horas foram registrados 64 milímetros de chuva.

“Temos um Vcan atuando sobre o estado do Piauí, nesse momento, Teresina está no centro desse fenômeno, por isso a questão de pouca nebulosidade na capital, poucas nuvens e temperatura elevada. O Vcan tem essa característica na parte superior ser uma região de baixa pressão e na superficial de alta pressão, isso faz com que as nuvens se formem no centro e não nas bordas. Como essas nuvens têm um crescimento alto nas bordas, tendem a congelar os seus topos com mais facilidade, por isso que a probabilidade de chuva de granizo”, explicou.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para o risco de pancadas de chuvas no município. A temperatura máxima prevista para Luzilândia é de 37º graus.

Fonte: G1-PI

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias