Destaque

Maior projeto do mundo: Green Energy Park vai investir R$ 50 bi em hidrogênio verde no Piauí

O Ceará segue, até então, absoluto na atração de investimentos no setor do hidrogênio verde. Com protocolos assinados e um rol de grandes companhias, incluindo internacionais, o hub de H2V no Estado deve atrair bilhões de reais e gerar na casa de 80 mil empregos.

Mas o que pouca gente sabe é que o vizinho Piauí prepara o terreno para disputar em pé de igualdade a briga pela matriz energética.

Longe do radar da imprensa cearense,  a marroquina Green Energy Park (GEP) assinou com o Governo do Piauí uma carta de intenções que poderá resultar no maior projeto de hidrogênio verde (H2V) do mundo.

FOTO: REPRODUÇÃO

O documento prevê a realização de estudos para a construção de um parque de hidrogênio verde em Parnaíba, no litoral do Piauí, com investimento de 10 bilhões de euros (R$ 50 bilhões) e produção inicial de 5 GW de amônia verde por ano.

O projeto tem a expectativa de sair do papel em 2024 – começo das obras – e conclusão de dois anos. O combustível, ao deixar o Piauí via marítima, vai desembarcar no Porto de Krk, na Croácia, país onde a Green Energy Park está sediada.

Para o negócio render, a companhia quer estruturar o Porto de Luís Correia para exportar o hidrogênio, na forma de amônia, via Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Piauí e assim abastecer as indústrias da Europa.

Sim, já existem empresas do outro lado do Oceano Atlântico interessadas no hidrogênio piauiense.

O palco da assinatura do memorando? Roterdã, durante o Congresso Mundial de Hidrogênio, nos Países Baixos, no mês passado.

Assinaram o documento a GEP, representada pelo CEO Bart Biebuyck; o Governo do Estado do Piauí, representado pela diretora de Mercados Europeus da Investe Piauí, Nathália Ervedosa; e a vinícola Puklavec Family Wines, representada pela empresária Tatjana Puklavec, que será uma das compradoras do H2V produzido no Piauí.

Sobre a Green Energy Park

A Green Energy Park traz o conceito de parques de hidrogênio para o abastecimento do mercado internacional. O objetivo da empresa é fornecer H2V a baixo custo para todos os continentes, começando pela Europa. A empresa foi fundada por Bart Biebuyck, Mario Rinisch, Tobias Puklavec e Mindaugas Zakaras.

Fonte: Focus JOR

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias