DestaquePolítica

Pesquisa Ipec mostra como está a aprovação do governo Lula após 5 meses; veja os números!

A pesquisa Ipec divulgada pelo jornal O Globo nesta sexta-feira (9), revelou que 37% dos brasileiros consideram a terceira gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como ótima ou boa. Aqueles que a classificam como regular representam 37%, enquanto 28% a avaliam como ruim ou péssima. A parcela de entrevistados que não soube responder ou não quis opinar é de 3%.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Lula assumiu seu terceiro mandato em janeiro deste ano, após derrotar o ex-presidente Jair Bolsonaro, que não foi reeleito. Os dois primeiros mandatos de Lula ocorreram em 2002 e 2006.

Foto: Reprodução

Comparando com a pesquisa anterior, divulgada em 11 de abril, a avaliação positiva de Lula teve uma oscilação de dois pontos percentuais para baixo, passando de 39% para 37%. Já a reprovação teve uma oscilação de dois pontos para cima, de 26% para 28%.

No primeiro levantamento, divulgado em 19 de março, a avaliação positiva de Lula era de 41%, enquanto a reprovação era de 24%. Naquela época, 30% dos entrevistados consideravam sua gestão como regular.

Eleito presidente pela terceira vez

Em 2022, o Brasil vivenciou mais um capítulo importante em sua história política com as eleições presidenciais. Após um intenso processo eleitoral, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), conquistou a vitória e assumiu a presidência do país pela terceira vez.

Com uma campanha marcada por debates acalorados e diferentes propostas, Lula conseguiu reunir um amplo apoio popular e mobilizar uma parcela significativa da sociedade brasileira. Sua trajetória política, sua experiência como presidente nos mandatos anteriores e sua retórica voltada para a defesa dos direitos sociais e a redução das desigualdades foram elementos-chave em sua campanha.

A vitória de Lula trouxe uma nova perspectiva para o país, gerando expectativas e também desafios. Seu governo enfrentará o desafio de lidar com uma série de questões urgentes e complexas, como a retomada da economia após a crise causada pela pandemia, a busca por soluções para o desemprego, a melhoria da educação, a segurança pública e a proteção do meio ambiente.

É importante ressaltar que a vitória de Lula não significa um consenso absoluto na sociedade brasileira. Assim como em qualquer processo eleitoral, há uma diversidade de opiniões e visões políticas no país. Cabe ao novo presidente buscar a construção de um diálogo democrático e inclusivo, buscando governar para todos os brasileiros, independentemente de suas posições políticas.

Peso da responsabilidade

A terceira gestão de Lula traz consigo o peso da responsabilidade e a expectativa de transformações profundas. É fundamental que o governo trabalhe em conjunto com o Congresso Nacional e demais poderes, buscando a construção de consensos, a implementação de políticas públicas efetivas e a promoção do bem-estar da população.

Ao mesmo tempo em que Lula assumiu a presidência novamente, é necessário que a sociedade continue ativa e participativa, acompanhando de perto as ações do governo, cobrando transparência e fiscalizando o cumprimento das promessas feitas durante a campanha eleitoral.

O cenário político brasileiro é complexo e desafiador, mas também oferece oportunidades para transformações significativas. A vitória de Lula para a terceira vez como presidente do Brasil abre um novo capítulo na história do país, e cabe a todos os cidadãos contribuírem para a construção de uma nação mais justa, democrática e próspera.

Fonte: Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias